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Lojas Dassi: transformação Digital no Comércio

A mudança para o ambiente digital requer investimentos variados e ajustes estratégicos

Publicado

em

Foto: Divulgação
Farmasi


Realizar transações virtuais não é algo novo. Um exemplo é o Mercado Livre, uma
plataforma que está em operação desde 1999. Reconhecido como o maior portal de
comércio eletrônico no Brasil, o Mercado Livre opera em 18 países e também se destaca
como o principal marketplace da América Latina.

O CEO da empresa, Marcos Galperin, enfatiza que ao longo de 23 anos de atividade, a empresa testemunhou a expansão do e-commerce, que agora envolve um número notavelmente maior de compradores e vendedores.

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“No Mercado Livre, nossa missão é democratizar o comércio eletrônico na América Latina, permitindo que milhões de indivíduos, de qualquer parte de seus países, possam adquirir produtos a preços justos e que todos os vendedores tenham acesso a
uma plataforma de comércio digital eficaz para conduzir negócios”, compartilha
Galperin.

Caminho de Adaptação

Com estratégias inovadoras em operações e vendas, o cenário do varejo online está
atraindo até mesmo grupos de consumidores que anteriormente preferiam comprar
apenas em lojas físicas, como exemplificado pela experiência de Tânia Penha, aposentada. Ela compartilha que costumava ter certa resistência em relação ao ecommerce, mas agora opta por fazer suas compras online.

“Tinha receios sobre possíveis fraudes e produtos danificados, mas desde o início da pandemia de COVID19, me adaptei a esse modelo de compras e agora o uso frequentemente. Só vejo
benefícios, especialmente pela rapidez das entregas e pelo respeito que as empresas
têm demonstrado aos consumidores”, destaca a cliente.


Essa mudança nos padrões de consumo é respaldada por várias pesquisas. Um
relatório da Periscope by McKinsey revelou que 73% dos consumidores planejavam
aumentar suas compras online mesmo após o fim das restrições impostas pela
pandemia. Ao mesmo tempo, o estudo “Forrester Analytics: Online Retail Forecast, 2019
to 2024 (US)” projetou um crescimento anual de 18,5% nas vendas do setor entre 2019
e 2024, considerando as vendas de varejo online nos Estados Unidos. Seguindo essa
linha, a Salesforce revelou em seu estudo “Shopper-First Retailing: What Shoppers Are
Looking for in 2020″ que 58% dos consumidores consideram a compra online mais
conveniente do que a experiência em lojas físicas.

Tradição e Mudança

Ao perceberem as novas dinâmicas do mercado varejista, cada vez mais empresas
físicas estão compreendendo a importância de manter uma presença digital.

A pandemia de COVID-19 forçou muitos negócios locais, que antes operavam apenas em
lojas físicas, a entrarem no mundo virtual. Contudo, também existem aquelas empresas
que já estavam há mais tempo sintonizadas com essa tendência e já haviam iniciado o
processo de migração. Isso é exemplificado pelas Lojas Dassi, um negócio familiar que
passou por uma transformação completa para o comércio online.

Alan Michel Petry, diretor das Lojas Dassi, é o terceiro membro da família a liderar o
negócio, que está presente no mercado varejista desde 1958. Ele compartilha que ao
longo dos anos, a empresa Empório Palotina foi se adaptando à era digital e
recentemente sentiu a necessidade de uma transformação ainda mais profunda.

“O Empório Palotina tem uma história de mais de seis décadas no interior do Paraná. A
operação de e-commerce foi concebida como um desdobramento da loja física, mas
com o crescimento do negócio, optamos por separar as operações. Agora, as Lojas
Dassi operam exclusivamente online, atendendo a todo o Brasil. Mantemos os valores
que herdamos do Empório Palotina, incluindo o comprometimento com o cliente e a
excelência em todas as fases do atendimento”, relata Alan.


O diretor também destaca que até o catálogo de produtos foi reconfigurado para atender
às demandas específicas dos clientes que buscam produtos na internet. “Nossa gama
atual de produtos inclui itens relacionados à cozinha, utilidades domésticas,
ferramentas, equipamentos e acessórios para camping e jardinagem. Realizamos
vendas tanto em nosso próprio site quanto em parceria com plataformas como Amazon,
Magazine Luiza, Camicado e Olist.

Além disso, temos a satisfação de anunciar

recentemente que nos tornamos uma loja oficial no Mercado Livre”, destaca o diretor.
Alcançar o status de loja oficial no Mercado Livre é um marco significativo neste setor,
já que apenas um número restrito de vendedores da plataforma obtém esse
reconhecimento. “As lojas oficiais são convidadas pelo Mercado Livre a ocupar um
espaço especial em seu site. Normalmente, são as maiores e mais influentes,
representando marcas destacadas. Isso é como uma lista das principais lojas confiáveis
que operam na plataforma”, explica Alan.

Perspectiva do Cliente

Com a constante evolução da tecnologia, a mudança para o e-commerce está se
consolidando como uma das direções definidas na economia global do futuro. Dentro
desse contexto, a lista de vantagens para os consumidores também contribui para
explicar o crescimento contínuo desse setor.

Conveniência e Facilidade de Compra: Os consumidores apreciam a praticidade de
fazer compras online a qualquer momento e de qualquer lugar, sem a necessidade de
deslocamento físico

Variedade e Disponibilidade de Produtos: O comércio eletrônico oferece uma ampla
variedade de produtos e serviços, muitas vezes difíceis de encontrar nas lojas físicas
locais, proporcionando mais opções aos clientes.

Comparação de Preços e Avaliações: Comparar preços entre várias lojas online é mais
simples, assim como acessar avaliações de outros compradores, ajudando nas
decisões de compra informadas.

Entrega Rápida e Eficiente: Avanços na logística permitiram entregas mais rápidas e
eficientes, garantindo que os produtos cheguem aos consumidores de maneira
oportuna.

Estrutura e Operação


A mudança para o ambiente digital requer que as empresas façam investimentos
variados e realizem ajustes estratégicos, no entanto, também traz benefícios inerentes
a esse formato.

Uma dessas vantagens é que o comércio eletrônico oferece várias ferramentas para
coletar e analisar dados sobre o comportamento do consumidor, incluindo preferências
e tendências de compra. Com essas informações valiosas em mãos, as empresas
podem compreender seus clientes de maneira mais profunda, permitindo a
personalização eficaz de ofertas e um atendimento mais direcionado.
Carlos Eduardo Bueno Weber, Supervisor de E-commerce nas Lojas Dassi desde 2015,
compartilha que a melhoria da infraestrutura e da logística de vendas foram elementos
cruciais para o sucesso do projeto de transformação da empresa.

“A estrutura atual é incomparável com o que tínhamos antes. Antes, eu tinha que processar pedidos manualmente. Isso levava uma manhã inteira para completar 15 pedidos. Hoje, os pedidos são importados automaticamente para o sistema e o processo leva menos de trinta segundos após o cliente concluir a compra”, ilustra o supervisor.


Visite o site das Lojas Dassi em: https://www.lojasdassi.com.br

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