Fale com a gente
SF CONSTRUTORA TOPO ABSOLUTO

Geral

Quase metade dos salões de beleza de Cascavel está irregular, alerta Vigilância Sanitária

Uso de equipamentos não esterilizados, por exemplo, coloca em risco clientes e profissionais

Publicado

em

Foto: RPC Cascavel
Farmasi

Dos 900 salões, barbearias e centros de estéticas de Cascavel, no oeste do Paraná, cerca de 400 estão irregulares, segundo a Vigilância Sanitária. O órgão tem feito fiscalizações e notificado os estabelecimentos.

A gerente vigilância sanitária Leyde Peder reforça que os clientes podem ajudar na fiscalização, observando como é a higienização e a organização do estabelecimento.

Ótica da Visão

“Verifique se o estabelecimento tem licença sanitária, se tem profissionais habilitados e capacitados para realizar aquele tipo de procedimento, além da observação do alvará”, afirma.

Peder destaca que também é importante monitorar se os profissionais estão usando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), como luva, máscara, touca e jaleco, e se os materiais estão esterilizados ou são descartáveis.

Renata Rafael é dona de salão de beleza há cerca de oito anos e mantém protocolos rígidos de higienização dos equipamentos.

“Nós optamos por usar toalhas descartáveis no caso de manicure e pedicure. As de cabelo são toalhas de tecido que vão para uma lavanderia especializada em lavar, descontaminar, e embalar individualmente. […] A gente tem a garantia de que está usando um material limpo e esterilizado. Os alicates a gente tem três ciclos diários de esterilização. O que não dá para esterilizar é de uso descartável, uso único, e eliminado”, explica.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta que o descumprimento das normas expõe clientes e profissionais a doenças como dermatites, micoses, parasitas e hepatite.

Denúncias de estabelecimentos irregulares em Cascavel podem ser feitas à Vigilância Sanitária por meio do número: (45) 3392-6502.

Capacitação

Diante da quantidade de estabelecimentos irregulares, a Vigilância Sanitária, por meio da Secretaria de Saúde municipal, fará um curso de qualificação em estética em Cascavel.

As inscrições vão até dia 11 de setembro e a ação será no dia 13 de setembro. A capacitação é voltada especialmente aos trabalhadores da área.

O objetivo é orientarsobre as medidas necessárias ao cumprimento de biossegurança para minimizar a exposição quanto aos riscos à saúde da população. A capacitação visa destacar a prevenção.

Farmasi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte