Fale com a gente
Bonni Restaurante

Saúde

Programa do Rotary 25 de Julho apoia doação de 487 litros de leite materno

Programa de Aleitamento Materno do Rotary Club 25 de Julho auxilia no armazenamento e no transporte do leite materno coletado através do Projeto Nutriz

Publicado

em

FOTO DE DIVULGAÇÃO
Academia Meu Espaço

Programa de Aleitamento Materno (PROAMAR) do Rotary Club 25 de Julho auxilia no armazenamento e no transporte do leite materno coletado através do Projeto Nutriz em Marechal Rondon. Bebês da UTI são beneficiados pela doação

Portal Facebook

Fonte de nutrientes e anticorpos essenciais para a saúde, o leite materno é o principal alimento do recém-nascido, sendo fonte de nutrição exclusiva até os seis meses de vida do bebê. Quando o recém-nascido recebe atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e a própria genitora não pode amamentar, entram em cena as mamães voluntárias, que fazem a diferença através da doação de leite materno.

Uma iniciativa do Rotary Club 25 de Julho, o Programa de Aleitamento Materno (PROAMAR) é um importante elo na cadeia de doação de leite materno em Marechal Cândido Rondon. “O propósito do programa é contribuir para a preservação da vida de bebês de UTI que não podem ser amamentados por suas mães”, destaca a coordenadora do programa, Léia Zambon.
No primeiro semestre de 2023, 487,5 litros de leite foram encaminhados de Marechal Rondon ao Banco de Leite Humano do Hospital Bom Jesus de Toledo com o auxílio do PROAMAR. Mensalmente, 27,63 litros foram doados em janeiro; 31,16 litros em fevereiro; 103,1 litros em março; 68,45 litros em abril; 71,21 litros em maio; 103,1 em junho; e 82,93 litros em julho.

Infraestrutura da doação

Idealizado pelos rotarianos Victor Giacobbo e Mirta Steinmacher, o PROAMAR fornece os equipamentos necessários para o transporte e o armazenamento adequado do leite coletado. Ou seja, desde freezers, caixas térmicas, gelox, vidros e tampas, até bombas tira-leite e termômetros, além promover a conscientização sobre a importância do aleitamento materno.
Os equipamentos do PROAMAR são angariados por meio de recursos obtidos na promoção de eventos por parte do Rotary Club 25 de Julho, com apoio do Rotaract, tais como o Almoço da Ovelha, a Feijoada com Pagode e outras ações.
O programa do Rotary Club 25 de Julho conta com apoio do Hospital Rondon, que cede sua estrutura para a execução do projeto.

Projeto Nutriz
Na cadeia da doação de leite, o PROAMAR é parceiro dos serviços prestados pelo Projeto Nutriz, idealizado pela Secretaria de Saúde de Marechal Rondon e apoiado pelo Banco de Leite Humano (BLH) Doutor Jorge Niside do Hospital Bom Jesus de Toledo. Supervisionado por Alexandra Mendonça e coordenado por Andiara Peixoto Birck, as agentes comunitárias de saúde (ACS) do Projeto Nutriz coletam o leite semanalmente na casa das doadoras, além de orientar e acompanhar as mamães durante o período de aleitamento. Atualmente, aproximadamente 40 doadoras participam do projeto.
“O trabalho alcançou êxito devido aos esforços das ACS envolvidas, que possibilitam a doação do leite materno e estimulam a amamentação exclusiva até o 6º mês de idade no mínimo, tendo como meta a promoção de saúde e a melhoria da qualidade de vida das nossas crianças e mães”, relatam a supervisora e a coordenadora do Projeto Nutriz, acrescentando que tais medidas também previnem e reduzem a mortalidade de recém-nascidos, fortalecendo o vínculo entre mãe-filho.

Procedimento
As mães rondonenses recebem orientação sobre amamentação e a importância do leite materno desde o internamento no Hospital Municipal Dr. Cruzatti, quando também são informadas sobre o funcionamento do Projeto Nutriz e a possibilidade de doar o leite remanescente.
Alexandra e Andiara explicam que, depois de coletado, o leite é levado ao BLH de Toledo, onde é pasteurizado para garantir qualidade e segurança sanitária. Depois de preparado, o leite é encaminhado para as unidades de terapia intensivas (UTIs) neonatais da 20ª Regional de Saúde, beneficiando os bebês que mais precisam.
“Qualquer quantidade doada é relevante para os bebês que estão em UTIs. Um litro de leite materno pode alimentar por um dia até dez recém-nascidos prematuros”, expõem as dirigentes do Projeto Nutriz.

Como ser uma doadora?
Alexandra e Andiara destacam que a doação de leite materno traz inúmeros benefícios: desde a diminuição do risco de mastite até a perda de peso da mãe no pós-parto. “A mama muito cheia atrapalha a qualidade da amamentação, enquanto uma mama macia ajuda na ‘pega’ prefeita do bebê. Retirar o excesso de leite também evita a famosa ‘briga’ da criança com o peito”, salientam.
Doar o leite remanescente não fará falta para a mamãe depois, porque quanto mais amamenta, mais a mulher produz, esclarecem as dirigentes do Projeto Nutriz. “Esse é o funcionamento normal do organismo: assim que a mama é esvaziada, o corpo recebe um sinal para preparar mais. Assim, quando as doadoras criam uma rotina para ordenhar o leite, esses horários costumam ter uma produção maior. Portanto, se você amamentar e doar leite, estimulará ainda mais o seu organismo a produzir”, explicam.
Qualquer mulher que amamenta é uma possível doadora de leite materno. “Basta estar saudável e não estar tomando nenhum medicamento que interfira na amamentação”, reforça a coordenadora do PROAMAR.

Agosto dourado
O Dia Mundial da Amamentação é celebrado em 1º de agosto, mas as ações de conscientização sobre ao aleitamento materno seguem durante todo o mês – Agosto Dourado. Programas como o Projeto Nutriz e o PROAMAR são fundamentais para garantir a nutrição ideal para todos os recém-nascidos.
“Agradecemos às mães que doam leite, ao Sempre Vida, à equipe do Projeto Nutriz e ao Banco de Leite de Toledo, que se empenham com amor e muita dedicação para manter e expandir a doação de leite materno. Isso nos motiva a lutar por melhorias ainda mais significativas e um programa cada vez mais abrangente”, destaca Léia.

Mais informações
Para mais informações sobre a doação de leite materno ou para ser uma doadora, entre em contato com o Projeto Nutriz nos telefones (45) 99972-8253 (com Andiara) ou 3254-4378.
Se você tem interesse em contribuir com o Programa de Aleitamento Materno e outros projetos sociais do Rotary Club 25 de Julho, entre em contato com o atual presidente da entidade, Gerciney Gomes Ramos, no celular (45) 99981-0134.

Eventos e ações do Rotary Club 25 de Julho angariam recursos para manutenção do PROAMAR
Rotarianos e familiares no último Almoço da Ovelha
Eventos e ações do Rotary Club 25 de Julho angariam recursos para manutenção do PROAMAR


Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte