Fale com a gente
Gramado Presentes

Policial e Trânsito

‘Foram retiradas 50 toneladas de grãos’, dizem Bombeiros sobre buscas por vítima desaparecida em explosões de cooperativa de Palotina

Vítima, que é estrangeira, está desaparecida sob 10 mil toneladas de milho de silo que explodiu, segundo bombeiros

Publicado

em

Foto: Reprodução/RPC
Velho Oeste

O tenente coronel Rogério Lima de Araújo, do Corpo de Bombeiros, disse em coletiva na manhã deste sábado (29), que as equipes não irão pausar as buscas pela vítima desaparecida nas explosões em um silo de secagem de grãos da cooperativa agroindustrial C.Vale, em Palotina, no oeste do Paraná.

Segundo ele, a vítima está no túnel do armazém 3 e retiraram cerca de 50 toneladas de grãos das 11 mil onde o trabalhador, que é haitiano, está soterrado.

Müller Contabilidade

Oito pessoas morreram e 11 ficaram feridas no acidente. As vítimas são sete haitianos e um brasileiro, segundo os bombeiros.

“Nós já conseguimos acessar pela frente deste túnel 25 metros. Ontem nós tivemos um avanço significativo ainda à noite. [ …] Foram retiradas cinquenta toneladas de grãos”, disse.

Segundo a Secretaria de Saúde (Sesa), 9 pessoas estão em estado grave. Em nota, a C.Vale disse que colabora com as forças de segurança. Leia a nota na íntegra abaixo.

O tenente coronel disse também que ainda existem 40 metros a serem explorados, onde acredita que a vítima está. Também não conseguiram, ainda, acessar a parte de trás do local, segundo ele.

Local onde os bombeiros realizam a procura pela vítima desaparecida — Foto: Corpo de Bombeiros

Local onde os bombeiros realizam a procura pela vítima desaparecida — Foto: Corpo de Bombeiros

O acumulado de grãos no armazém é de cerca de 11 mil toneladas, mas de acordo com os bombeiros, não haverá necessidade de retirar essa quantidade para encontrar o trabalhador.

“É uma pequena parte a que está obstruindo a entrada do túnel 3 na parte de trás, então ali também tivemos um significativo avanço. […] A gente olha a quantidade de 11 mil toneladas, mas nós estamos tirando realmente onde necessita”, completou.

Trabalhos estão mais seguros

Ainda de acordo com Rogério, no túnel havia a presença de monóxido de carbono, que é o gás resultante da combustão que gerou as explosões. Agora há ventilação no local e não há mais riscos de explosões.

Ele também informou que a equipe trabalha com cinco máquinas que aspiram os grãos e que a cooperativa contratou mais uma, de Curitiba, com maior capacidade de sucção para auxiliar nas buscas.

Na coletiva, o tenente coronel disse também que mantém dez bombeiros trabalhando no turno e com revezamento. Além disso, mantém dois cães e entre 30 a 50 funcionários da cooperativa que auxiliam na operação.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte