Fale com a gente
Imobiliária Maurício Vazquez

Esporte

Palmeiras celebra marca de 400 vitórias em clássicos após superar São Paulo

Com a vitória palmeiras está colocado no líder Botafogo

Publicado

em

Imagem: ANDRÉ PERA/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Providência

Depois de vencer o São Paulo no Morumbi, ontem, o Palmeiras usou as redes sociais e veículos oficiais de comunicação para celebrar uma importante marca: a de ser o primeiro clube a alcançar 400 vitórias em clássicos paulistas. Vale pontuar que existe, no entanto, divergências numéricas entre os times grandes do estado por conta de diferentes critérios de contabilização.

Segundo as contas do Alviverde, em 1069 jogos contra Corinthians, São Paulo e Santos, são 400 triunfos, 318 empates, 351 derrotas, 1559 gols marcados e 1403 gols sofridos. O Verdão derrotou o Peixe 150 vezes, o Timão 138 e o Tricolor, 112.

Academia Meu Espaço

As tais divergências numéricas citadas têm explicação. O Palmeiras só considera os clássicos disputados a partir de 1936, período posterior à refundação do São Paulo, que, por sua vez, contabiliza os jogos ocorridos desde 1930, ano de sua primeira fundação.

Antes disso, de 1930 a 1935, o Choque-Rei foi disputado 16 vezes, das quais o antigo Palestra Itália saiu vitorioso em cinco oportunidades, uma a mais que o São Paulo – as equipes empataram sete vezes, portanto. Nesse período, contudo, o Tricolor anotou mais gols: 25 a 24.

Além disso, não constam na relação do São Paulo nove partidas válidas pelo Torneio Início do Campeonato Paulista, entre 1930 e 1969, que não tinham o tempo regulamentar de jogo padrão da época. O Tricolor também desconsidera um confronto realizado pela Taça Manoel Domingos Corrêa, de 1942.

Seja como for, o Palmeiras tem motivo para celebrar a vitória no Choque-Rei, evidentemente. O time de Abel Ferreira segue sendo o único clube invicto da Série A do Campeonato Brasileiro ? são seis vitórias, quatro empates, 22 gols marcados e somente oito sofridos: números suficientes para a vice-liderança alviverde e o posto de melhor ataque da disputa nacional.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte