Fale com a gente
Tic Tac

Mundo

Casal de idosos morre após comer baiacu venenoso na Malásia

Filha fez um apelo por leis mais rígidas para impedir que outras pessoas sofram o mesmo destino

Publicado

em

YOSHIKAZU TSUNO/AFP/Getty Images
Gramado Presentes

m casal de idosos morreu depois de comer baiacu venenoso na Malásia, levando a filha a apelar por leis mais rígidas para impedir que outras pessoas sofram o mesmo destino.

Ng Chuan Sing e sua esposa Lim Siew Guan, ambos com cerca de 80 anos, compraram dois baiacu de um vendedor online em 25 de março, disseram autoridades do estado de Johor, no sul do país.

Portal Instagram

No mesmo dia, Lim fritou o peixe para o almoço e começou a sentir “dificuldades respiratórias e calafrios”, disseram as autoridades.

Uma hora depois de comer a refeição, seu marido Ng também começou a apresentar sintomas semelhantes, acrescentaram.

O casal foi levado às pressas para o hospital e internado na unidade de terapia intensiva, e Lim foi declarada morta naquele dia.

Ng ficou em coma por oito dias, mas sua condição piorou e ele morreu na manhã de sábado, disse a filha do casal, Ng Ai Lee, que deu uma entrevista coletiva na casa do casal no domingo antes do funeral.

Ng exigiu responsabilidade pela morte de seus pais e por leis mais rígidas na Malásia, onde pelo menos 30 espécies de baiacu são comumente encontradas nas águas circundantes.

“Os responsáveis por suas mortes devem ser responsabilizados de acordo com a lei e espero que as autoridades acelerem as investigações”, disse Ng.

“Também espero que o governo da Malásia reforce a fiscalização e ajude a aumentar a conscientização pública sobre o envenenamento por baiacu para evitar que tais incidentes aconteçam novamente.”

A lei da Malásia proíbe a venda de alimentos venenosos e nocivos, como carne de baiacu, e a infração acarreta multa de RM10.000 (R$ 11,6 mil) ou pena de prisão de até dois anos.

Iguaria altamente apreciada, mas mortal

Comumente chamada de “fugu” – o termo japonês para baiacu – a carne de baiacu é apreciada como uma iguaria cara, apesar de conter veneno mortal.

Os órgãos do peixe, assim como a pele, o sangue e os ossos, contêm altas concentrações de um veneno mortal conhecido como tetrodotoxina.

A ingestão pode causar rapidamente formigamento ao redor da boca e tonturas, que podem ser seguidas por convulsões, paralisia respiratória e morte, dizem os especialistas médicos.

É mais comumente servido em restaurantes sofisticados de Tóquio como sashimi e ingredientes de panela quente, mas também ganhou popularidade em países como Coréia do Sul e Cingapura, onde operam restaurantes especializados em fugu.

De acordo com a lei japonesa, os chefs fugu devem passar por extensos aprendizados de até três anos antes de serem licenciados e autorizados a manusear e preparar o peixe para alimentação.

Fugu preparado incorretamente foi considerado uma das causas mais frequentes de intoxicação alimentar no Japão, de acordo com o ministério da saúde. Não há antídoto conhecido para o veneno.

Apesar do perigo e dos riscos, o fugu cresceu em popularidade, especialmente entre gourmets e caçadores de emoções, e agora também é consumido em países fora do Japão – às vezes, sem regulamentação.

Em 2020, uma intoxicação alimentar matou três pessoas nas Filipinas depois que comeram baiacu de uma churrascaria local.

O ministério da saúde da Malásia disse que 58 incidentes de envenenamento envolvendo o consumo de baiacu, incluindo 18 mortes, foram relatados no país entre 1985 e 2023.

Fotos compartilhadas por Ng no Facebook mostraram dois baiacu cozidos pelo casal – fritos, sem cabeça e servidos em pratos.

Suas mortes provocaram protestos públicos e manifestações de simpatia, as autoridades estão investigando quem lhes vendeu o peixe.

“O escritório distrital de saúde do estado abriu investigações sob a Lei de Alimentos de 1983… e realizou uma investigação no local para identificar o fornecedor, atacadista e vendedor do baiacu”, disse Ling Tian Soon, chefe do Comitê de Saúde e Unidade de Johor, em comunicado divulgado no domingo.

Ele acrescentou que seu departamento de saúde manterá discussões com a Autoridade de Desenvolvimento de Pesca da Malásia, uma agência governamental que supervisiona o fornecimento de frutos do mar no país, bem como com universidades locais com experiência em pesca.

“Informações sobre o baiacu também foram publicadas na página do Facebook de Segurança e Qualidade Alimentar do Ministério da Saúde”, disse Ling.

“Pedimos ao público que tenha cuidado ao escolher sua comida, especialmente se tiver riscos conhecidos.”

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte