Fale com a gente
Bonni Restaurante

Saúde

Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon apoia a Campanha Março Azul Marinho

Objetivo é estimular a prevenção ao câncer colorretal

Publicado

em

|Foto: Divulgação|
Rui Barbosa

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon realiza ações de apoio à Campanha Março Azul Marinho, com o objetivo de estimular as pessoas sobre a prevenção ao câncer colorretal.

Em parceria com as equipes das unidades de saúde, a pasta desenvolve atividades de informação e orientação à comunidade, por meio de palestras e da distribuição de folders. Outras finalidades são incentivar a detecção precoce da doença, reconhecer os sinais e sintomas, reduzir o contingente de pacientes com estágio avançado da doença e aumentar a chance de cura. Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de intestino abrange os tumores que iniciam na parte do intestino grosso chamada de cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus), bem como no ânus. Também é conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal.

tryideas

A detecção precoce pode ser feita por meio da investigação com exame clínico e laboratorial que é o exame de sangue oculto nas fezes, disponibilizados nas consultas médicas e de enfermagem para pacientes que apresentem sinais e sintomas ou que possuem fatores de risco para a doença.

Público-alvo

Estão estabelecidos como público-alvo mulheres e homens na faixa etária de 45 a 75 anos, com os seguintes sintomas: presença de sangue nas fezes, alteração do formato das fezes ou do número de evacuações, constipação, diarreia persistente, dor no ânus ou sensação de evacuação incompleta, anemia, emagrecimento ou fraqueza sem causa aparente, dor e cólicas na região abdominal frequentes e com mais de 30 dias de duração.

Para sanar eventuais dúvidas, basta comparecer à unidade de saúde de referência e agendar o exame.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte