Fale com a gente
Bonni Restaurante

Mundo

Pai tira uma foto do filho por dia, durante 21 anos e rapaz dá continuidade ao projeto

Resultado é vídeo que mostra o crescimento, a evolução e a mudança do rapaz ao longo de três décadas

Publicado

em

O pai tirava uma foto do filho por dia — Foto: Reprodução/ Youtube
Loja Californiana

As crianças mudam tanto – e de forma tão rápida, não é? Um dia, são recém-nascidos, no outro, já começam a aparecer os primeiros dentinhos, quando você vai ver, os dentes caem e lá se vai o rosto rechonchudinho, as pernas vão ficando cada vez mais compridas e ocupando mais espaço na cama… Mas é difícil enxergar quando, exatamente, cada uma dessas transformações acontecem. Quando você vê, já foi. Ian McLeod, um pai britânico, decidiu registrar cada pedacinho desse crescimento, criando o compromisso de tirar pelo menos uma foto por dia do filho, sem falta, ao longo de 21 anos. O resultado é um vídeo que mostra em detalhes o crescimento de Cory, hoje com 30 anos.

Durante a infância, o garoto não entendia muito bem a motivação do pai e, às vezes, achava até estranho. “Eu ia à casa de um amigo, para dormir lá ou fazer trabalhos depois da escola, e meu pai tinha que dirigir até lá e nos incomodar, pedir aos pais dos meus amigos, se ele poderia entrar só para tirar uma foto minha”, lembra ele, em entrevista à BBC. “Às vezes, ele dirigia uma hora, ida e volta, só para tirar uma foto”, diz. “Ele azucrinava os professores para que tirassem fotos quando eu ia para uma excursão da escola”, conta. Hoje, ele acha incrível. “Ter essa visão desse time-lapse, em 1991, na era pré-digital, da internet, e ver isso se transformar em um vídeo viral, é incrível”, afirma.

Ótica da Visão

O pai explica que suas regras eram tirar as fotos em intervalos de 24 horas. Às vezes, isso era um desafio. Não tinha celular e não era tão fácil pedir que alguém tirasse a foto. “Se passasse da meia-noite e eu estivesse no lugar errado, seria o fim, estava perdido”, recorda-se. Mas ele conseguiu e o resultado virou um verdadeiro projeto artístico.

As fotos foram tiradas na era pré-digital, quando não havia um celular no bolso a todo tempo — Foto: Reprodução/ Youtube
As fotos foram tiradas na era pré-digital, quando não havia um celular no bolso a todo tempo — Foto: Reprodução/ Youtube

Cory resolveu seguir a ideia do pai e fez registros até os 30 — Foto: Reprodução/ Instagram
Cory resolveu seguir a ideia do pai e fez registros até os 30 — Foto: Reprodução/ Instagram

Depois que Ian decidiu parar, aos 21 anos, o que, segundo ele, não foi uma decisão fácil, o próprio Cory resolveu dar continuidade ao projeto. “Ele conseguiu fazer tudo isso na era pré-digital, então, com um iPhone, não tinha desculpas”, explica. Neste ano, ele lançou uma atualização do vídeo, que vai do nascimento aos 30. Mas não pretende parar por aí. “Seria muito legal ter isso do nascimento até a morte, então, simplesmente, vou continuar a fazer isso até o fim, acho”, completa ele.

Djenifer Becker Osteopata
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte