Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Esporte

Argentina, atual vice-campeã, fica fora da Copa do Mundo de basquete; Brasil está classificado

É a primeira vez que o time fica fora de uma Copa do Mundo desde 1982

Publicado

em

Argentina fora da Copa do Mundo de basquete — Foto: Fiba
Martin Luther – Enem

A seleção da Argentina está fora da Copa do Mundo masculina de basquete, que será disputada em agosto e setembro no Japão, Indonésia e Filipinas. No domingo, o time perdeu para a República Dominicana por 79 a 75 e não conseguiu nenhuma das sete vagas destinadas ao continente americano para a competição.

Jogando em casa, em um ginásio em Mar-del-Plata lotado, a Argentina precisava da vitória contra a República Dominicana para conseguir se classificar sem depender de ninguém. Em caso de derrota, como ocorreu, a vaga só seria da Argentina se o Brasil perdesse para os EUA. E a seleção verde-amarela derrotou os Yankees e, não só garantiu a vaga, como tirou os vizinhos da Copa.

Funerária Alemão

Os argentinos chegaram a ter 17 pontos de vantagem no terceiro quarto, quando abriram 59 a 42, mas viram uma reação impressionante dos dominicanos, que também precisavam da vitória.

A Argentina é um dos times mais tradicionais do basquete mundial. Na última edição da Copa do Mundo, em 2019, foi vice-campeão, perdendo a decisão para a Espanha. Também ficou com a prata na edição de 2002 do torneio. Quando o assunto é Olimpíadas, a Argentina tem o ouro de 2004 e o bronze em 2008.

Brasil

Assim como no futebol, o Brasil seguirá com participações em todas as edições da Copa do Mundo de basquete. Neste domingo, no ginásio Arnão, em Santa Cruz do Sul, a Seleção Brasileira comandada por Gustavinho venceu os Estados Unidos por 82 a 76 e assegurou a última vaga de classificação para o Mundial.

A Seleção Brasileira contou com seus grandes destaques para enfrentar os Estados Unidos, que não utilizaram, durante as eliminatórias, jogadores da NBA. Destaques do Ratiopharm Ulm, da Alemanha, o armador Yago Mateus e o ala Bruno Caboclo foram os nomes da partida e lideraram a equipe para carimbar vaga na competição mais importante da temporada. Os dois anotaram, respectivamente, 17 pontos, oito assistências e quatro rebotes, e 21 pontos, uma assistência e oito rebotes.

Com a vitória, o Brasil terminou em quarto lugar no Grupo F, com oito vitórias em doze jogos disputados. Porto Rico e México, com campanha idêntica ficaram na frente pelo confronto direto com os brasileiros – principal critério de desempate no regulamento.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte