Fale com a gente
Sicredi

Geral

Nuvens coloridas: moradores de Marechal Cândido Rondon e Mercedes registram fenômeno raro

As nuvens coloridas são mais raras do que o arco-íris

Publicado

em

FOTOS: Redes sociais
Martin Luther – Enem

Um fenômeno raro e lindo chamou a atenção de moradores de Mercedes, oeste do Paraná, na tarde desta quarta-feira (04).

Um dos registros foi feito na estrada que liga Mercedes ao distrito de Três Irmãs. Moradores também compartilharam fotos nas redes sociais das nuvens coloridas flagradas próximas a cidade.
Outro local em que o fenômeno também foi observado é na região da comunidade de São Marcos, interior de Mercedes. Segundo o morador que fez o registro, o fenômeno natural durou cerca de 15 minutos.

Dr Guilherme Dentista

Na cidade de Marechal Cândido Rondon, as nuvens coloridas também foram vistas e imagens compartilhadas nas redes. Os registros foram feitos no portal de entrada da cidade.

COMO ACONTECE?

O fenômeno que forma as nuvens coloridas e embeleza o céu é chamado de irisação (ou iridescente) e acontece quando a luz solar atravessa gotículas bem minúsculas de água, presentes em finas nuvens semitransparentes. As pequenas gotículas de água então dispersam os raios solares em direções diferentes, formando as nuvens coloridas.

O efeito das nuvens coloridas é similar ao efeito que acontece no arco-íris, entretanto, mais raro, pois para que a irisação aconteça, as nuvens devem ser muito finas, o que dura pouco tempo, pois a concentração de gotículas de água logo aumenta.

Outra ponto que dificulta a formação das nuvens coloridas é a posição do sol. Enquanto que no arco-íris o sol está posicionado atrás de quem observa o fenômeno, na irisação o sol e a nuvem colorida estão no mesmo campo de visão dos observadores. 

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte