Fale com a gente
Imobiliária Maurício Vazquez

Política

Deputado federal Enio Verri (PT) é escolhido por Lula para direção da Itaipu Binacional

Verri é economista e doutor em integração da América Latina

Publicado

em

Enio Verri é economista e foi reeleito para o terceiro mandato como deputado federal — Foto: Reprodução/PT Brasil
Rui Barbosa

O deputado federal reeleito Enio Verri (PT) anunciou que foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como o novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional. A nomeação de Verri foi confirmada pela assessoria do presidente Lula nesta nesta sexta-feira (27).

“Aceito esse desafio para contribuir com o projeto de Lula para Itaipu e para o país. Já tinha afirmado anteriormente: estou no PT há 40 anos e sempre defendi que os interesses coletivos se impõem ao individual. E, hoje, esse projeto coletivo é a reconstrução do Brasil. E Itaipu faz parte desse grande projeto”, disse Verri em uma rede social.

Dr. Pedro Wild

Ele vai substituir o almirante Anatalício Risden Junior, nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Risden Junior assumiu o cargo em fevereiro de 2022, após o general João Francisco Ferreira pedir exoneração.

Economista, Verri é especialista em teoria econômica, mestre em economia e doutor em integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP).

Em 2022, Enio Verri foi reeleito deputado federal com 95.171 votos. Ele é natural de Maringá, na região norte.

A Itaipu Binacional disse que a nomeação da direção é prerrogativa da presidência da República, e que não se manifesta sobre o tema.

Histórico

Enio Verri tem 61 anos, é economista e foi eleito para o terceiro mandato consecutivo como deputado federal nas últimas eleições. Antes, foi deputado estadual do Paraná por dois mandatos (2007-2014).

Na Câmara dos Deputados, teve passagens por comissões como a de Finanças e Tributação e a de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços.

Antes da política, Verri foi professor de economia na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Em cargos públicos, foi secretário municipal de fazenda da Prefeitura Municipal de Maringá (2001-2003); Secretário municipal de governo (2003-2004); e secretario de estado de planejamento, no Governo do Paraná, entre 2007 e 2010.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte