Fale com a gente
Gramado Presentes

Saúde

Combate à dengue: Secretaria de Saúde de Marechal divulga o primeiro LIRAa deste ano

Foram encontrados 20 focos para o mosquito Aedes Aegypti

Publicado

em

Foto: Venilton Kuchler/ANPr
Academia Meu Espaço

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon publicou, na manhã desta terça-feira (10), os números relativos ao 1º LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti) deste ano. Por enquanto não foram divulgados eventuais casos de dengue.

No total, foram vistoriados 1.594 imóveis na sede municipal, com 20 tubitos coletados, dos quais foram encontrados 20 focos para o mosquito Aedes Aegypti, agente transmissor da dengue. O IIP (Índice de Infestação Predial) foi de 1,2%, enquanto o IB (Índice de Breteau), que se refere ao número de depósitos positivos por cada 100 imóveis pesquisados, somou 1,4%.

tryideas

De acordo com a pasta, a coleta de dados ocorreu recentemente por parte da equipe de endemias.
O índice mais preocupante foi encontrado no Estrato 4, com 2,5% de infestação. O local abrange os bairros Ecológico, São Francisco, Líder e Floresta. Já o menor percentual, zerado, está no Estrato 3, nos bairros Ana Paula, São Lucas e Torres.

No Estrato 1, nas regiões Centro 1 e 2 o índice é de 0%; o Estrato 2 soma 1,5%, engloba as localidades do Centro 3, Vila Gaúcha e Parque Industrial 3; o Estrato 5 alcançou 1,3%, região que inclui os bairros Primavera, Higienópolis, Augusto e Barcelona.

Já o Estrato 6 chega a 0,9%, com partes dos bairros Botafogo, Alvorada, Rainha e Espigão; no Estrato 7, dos bairros Botânico e Britânia, o resultado alcança 1,8%.

Cuidados

A pasta esclarece que a população deve redobrar os cuidados para evitar o surgimento de uma nova epidemia de dengue, dentre os quais vasos de flores com pratos, bebedouros de animais, fontes de ornamentação, materiais depositados de maneira errada nas construções, além de pneus, calhas, lajes, toldos e lonas.

Outros locais que podem se tornar focos são as piscinas em construção e até mesmo nas prontas, em virtude de não serem tratadas de maneira correta. Somam-se cisternas, baldes, caixas d’água, outros recipientes usados para coletar água da chuva, demais lixos e inservíveis acumulados, como plástico e potes, garrafas, latas e sucatas depositados de maneira errada nos quintais.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte