Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Jacaré que apareceu em propriedade no interior de Toledo é solto em seu habitat natural

Trata-se de um animal de aproximadamente três anos de idade, do papo amarelo

Publicado

em

FOTO: IAT
Velho Oeste

Uma cena mais do que inusitada foi registrada no interior do município de Toledo na manhã de quarta-feira (07). Um jacaré apareceu em uma estrada de terra, localizada em uma propriedade no distrito de Dois Irmãos.

O animal foi capturado por uma equipe do Corpo de Bombeiros e foi encaminhado para o Instituto Água e Terra (IAT). Primeiramente o réptil passou por avaliação realizada por veterinários do IAT e na quinta-feira, 08, foi solto em uma área do Reservatório de Itaipu, no município de Pato Bragado.

Portal Facebook

Conforme informações repassadas pela direção do IAT, trata-se de um animal de aproximadamente três anos de idade. O chefe do IAT, Taciano Maranhão, afirmou que o aparecimento de animais como esse não é comum naquela região. “Aquela região não é o habitat desse tipo de animal. Acreditamos que ele tenha sido introduzido. Tivemos a informação de que algumas propriedades, as quais ainda não identificamos, estão criando jacarés. Pode ter sido capturado em outro lugar, foi trazido, alimentado e cresceu”, disse Maranhão.

Taciano ainda mencionou que o jacaré do papo amarelo deu algum trabalho aos profissionais do IAT, visto que fugiu de uma gaiola durante a madrugada de quinta-feira e ficou andando pelo pátio da Instituição.

O animal foi solto em uma área do Reservatório de Itaipu por se tratar de um local que já conta com a presença da espécie, algo que garante a segurança do réptil e também da população.

Sobre o caso

Uma família do distrito de Dois Irmãos, em Toledo, acordou de maneira inusitada, na manhã da quarta-feira, dia 07 de dezembro. Um jacaré deu as caras em uma estrada de terra na propriedade da família Haupenthal.

Conforme a estudante Jhennifer Haupenthal, que mora na propriedade, os seus pais acordaram por volta das 05h com os cachorros latindo muito e agindo de forma estranha. Ao olhar pela janela avistaram os animais em volta de outro bicho.

Ao saírem para verificar a situação viram que se tratava de um jacaré. O seu Nedir Haupenthal, dono da propriedade, conseguiu prender o réptil em um cercadinho. A ideia era não deixar o jacaré fugir e também proteger a sua família e os outros animais.

A família acionou uma equipe do Corpo de Bombeiros. Os profissionais chegaram por volta das 10h e capturaram o animal, que foi encaminhado para o Instituto Água e Terra.

A jovem Jennifer Haupenthal, mencionou que o jacaré parecia estar alimentado. “Ele parecia bem cansado, mas de barriga cheia. Estava bravo e só tinha um olho. Pensamos que podia ser um animal mais velho”, revelou a moradora.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte