Fale com a gente
Tic Tac

Geral

Internauta do Portal Rondon registra fenômeno raro no interior de Marechal Cândido Rondon

Para aparecer um arco-íris duplo precisa vir uma pancada de chuva muito forte e, em seguida, abrir o tempo

Publicado

em

FOTO: Gabriela Helfenstein Rosa
Velho Oeste

A Gabriela, de 18 anos, moradora da Linha Palmital, interior de Marechal Cândido Rondon, registrou um fenômeno raro ocorrido nesta segunda-feira (12), no município. Um arco-íris duplo.

Depois de uma forte pancada de chuva, o tempo abriu e, isso foi fundamental para a duplicidade da imagem do arco de sete cores.

tryideas

Segundo físicos, o arco-íris é um fenômeno óptico e meteorológico que só pode ser observado quando existir gotículas de água suspensas no ar e o Sol estiver brilhando a uma baixa altitude.

E é raro este evento acontecer duas vezes. O meteorologista Carlos Medeiros Ineu Júnior, de São Paulo, explica que o tamanho das gotas da chuva precisam ser bem maiores. E, nesse caso, um arco-íris sempre aparece mais visível, e o outro aparece sempre acima, “um pouco mais fraco e com as cores invertidas, como reflexo do primeiro”.

Para formar o arco-íris, as gotículas de água funcionam como um prisma, a luz refrata para dentro das gostas, é refletida em um ângulo de aproximadamente 42º e volta a ser refratada para atmosfera, chegando aos olhos dos observadores.

Apesar de acreditarmos que o arco-íris tem sete cores, ele é, na realidade, formado por infinitas cores. No céu, porém, podemos observar sete tons:

  • vermelho
  • laranja
  • amarelo
  • verde
  • azul
  • anil
  • violeta


Essas cores obedecem a uma ordem em relação ao seu índice de refração, à dificuldade de atravessar um meio. Sendo assim, o vermelho possui um índice menor e desvia menos que o violeta, que possui um índice maior e, portanto, refrata mais.

E você sabia que a luz do Sol refletida pela Lua também pode formar arco-íris lunares mais fracos? E não vemos um círculo perfeito no arco-íris devido às limitações da luz ao se esbarrar com o chão. Mas, em lugares altos, é possível ver o círculo completo.

Aliás, os arco-íris tendem a aparecer na primavera e no verão, porque começam a ocorrer mudanças climáticas mais frequentes em um mesmo dia. Então, quem sabe poderemos registrar o fenômeno mais vezes já que o verão começa só no próximo dia 21 e termina no dia 20 de março.

Já viu esse vídeo? Ele explica sobre a formação do arco-íris de uma forma bem legal.

DE OLHO NA PREVISÃO

Para esta terça-feira (13), ainda estão previstas pancadas de chuva em Marechal Cândido Rondon.

De acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), pancadas de chuva seguidas de sol devem acontecer durante a manhã e início da tarde.

No restante da semana, o sol brilha e a temperatura não deve passar dos 31º, pelo que aponta a previsão. E, no domingo, pode chover novamente.

*Com informações de Brasil Escola e G1.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte