Fale com a gente
Sicredi

Política

Decreto do vereador Gordinho do Suco concede Cidadania Honorária para o radialista rondonense Délcio Luiz Parada

Ainda não há data para a realização da homenagem

Publicado

em

Radialista rondonense Délcio Luiz Parada | FOTO: Redes sociais
Gramado Presentes

Através de decreto aprovado pela Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon, o radialista Délcio Luiz Parada receberá o título de Cidadão Honorário do município em virtude de sua atuação como grande profissional da comunicação, que sempre norteou o trabalho com foco maior no bem da sociedade regional.

Ainda não há data para a realização da homenagem.

Dr. Pedro Wild

O ex-vereador Nilson Hackmann é coautor da matéria.

Délcio Luiz é filho de Álvaro Parada (in memorian) e Margarida Parada. Nasceu em 04 de março de 1962, no município de 1º de Maio, no Norte do Paraná, localizado próximo a Londrina.

É casado com Ceni Vanelli Parada há 32 anos, sendo três os filhos do casal: Otávio Augusto, Alvaro Luís e Vitor Emanuel.

Hoje com quase 35 anos dedicados ao trabalho como radialista da Rádio Educadora, Delcio Luiz teve uma trajetória longa até iniciar na profissão que o consagrou.

Ele começou a trabalhar aos 13 anos, como engraxate na rodoviária e na Churrascaria Picole, ao lado da BR-277, em Céu Azul (PR).

Aos 14, trabalhou como auxiliar de chapeação e pintura, quando teve o seu primeiro registro de emprego na Carteira de Trabalho.

Aos 16 anos, assumiu novo serviço e teve seu primeiro contato com microfone, na rodoviária de Céu Azul, anunciando a saída dos ônibus, principalmente para as cidades de Foz do Iguaçu e Cascavel.

Em fevereiro de 1980, foi servir o serviço militar na Marinha do Brasil, como fuzileiro naval, no Rio de Janeiro (RJ), onde ficou até 1983.

Ao retornar para o Paraná, fez curso para atuar no Corpo de Bombeiros, sendo aprovado na cidade de Cascavel. Porém, não seguiu na profissão, pois decidiu ir atrás do seu sonho, que era trabalhar em rádio.

Ainda em 1983, fez teste para trabalhar na Rádio União, de Cascavel. Começou como sonoplasta, mas cerca de 30 dias depois já foi escalado para ser locutor, sem nenhuma experiência na profissão.

Fazia três programas diários: “Bom Dia Sertanejo”, das 5 às 7 da manhã; “Nossa Terra Nossa Música”, das 13 às 14 horas; e “Disque Música”, das 15 às 17 horas.

Após trabalhar por cerca de dois anos na rádio de Céu Azul, através do amigo e compadre radialista Miguel Fernandes Reichert, Delcio Luiz foi convidado a se mudar para Marechal Cândido Rondon e atuar como radialista na Rádio Educadora, no final de 1985.

Delcio Luiz veio para a cidade rondonense, conheceu a emissora, mas não aceitou o emprego. Nas palavras dele: não encarou a proposta por ter medo de sair de uma rádio pequena (500 watts) para assumir como radialista da Rádio Educadora (5.000 watts).

Porém, alguns meses depois, superou a insegurança e ligou para Miguel Reichert, aceitando o convite. Mudou-se para Marechal Cândido Rondon e, em 03 de novembro de 1986, estreou na Rádio Educadora.

Seu primeiro programa foi o “Encontro da Manhã”. Foi só meses depois, quando o radialista Zé Curió deixou a emissora, que Delcio Luiz assumiu o programa que o tornou uma lenda do rádio paranaense: o “Time das Panelas”, o qual apresenta há mais de três décadas.

O programa tornou-se reconhecido pelo grande serviço que prestou e presta à população, principalmente a mais carente. São emblemáticas, por exemplo, as participações de ouvintes que mandavam recados para familiares e amigos na região e até no Paraguai, quando a comunicação por carta era demorada, contato por telefone era difícil e a internet nem sequer existia.

Mesmo com as inovações da comunicação nos últimos anos, com meios digitais popularizados, Delcio Luiz soube se renovar, mantendo o “Time das Panelas” o programa de rádio recordista de audiência de todas as manhãs.

*com informações da Assessoria da Câmara de Vereadores

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte