Fale com a gente
Tic Tac

Geral

Empregabilidade reuniu líderes e instituições do Oeste

Organizado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento e parceiros, o workshop possibilitou tratativas estratégicas para o preenchimento das quase 12 mil novas vagas geradas no território.

Publicado

em

Foto: Assessoria
Martin Luther – Enem

O grupo de Trabalho de Empregabilidade (GT), recém constituído dentro do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), realizou um workshop na quinta-feira (17) que reuniu profissionais de Recursos Humanos dos mais diversos setores na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar). O evento foi realizado pelo GT de Empregabilidade e parceiros: Agencias do Trabalhador de Marechal Candido Rondon, Toledo, Cascavel, SEBRAE Escritório Regional Oeste, Acimacar, POD e Unioeste.

A Diretora Executiva do POD, Lara Beatrice Biezus, conta que o evento faz parte das ações estratégicas decorrentes do 1º Fórum Estratégico sobre Empregabilidade no Oeste do Paraná, ocorrido em julho deste ano, que culminou na formalização de um grupo de trabalho permanente junto ao Programa o GT de Empregabilidade, realizador deste Workshop. “O objetivo do Workshop foi reunir os RHS da Região, ouvir suas dificuldades, colher sugestões de melhoria e colocar o POD a disposição para contribuir frente a estas demandas trazidas acerca do tema”, afirma Lara.

Funerária Alemão

“Reunimos 120 participantes, empresários de vários segmentos e 42 representantes de RHS de empresas da Região, grandes demandantes de mão-de-obra. Saímos do evento com um proposito coletivo de envidar esforços para mitigar as dificuldades de contratação que impactam negativamente o dia-a-dia das empresas e, por consequência, o desenvolvimento econômico através de uma rede de cooperação e relacionamento dos gestores de RH e uma agenda positiva sobre a temática já para 2023”, resume Lara Beatrice Biezus.

O diretor da Agência do Trabalhador de Marechal Candido do Rondon, Sergio Marcucci, falou da expectativa do GT e dos resultados obtidos com o evento.  “Nosso objetivo era a aproximação com os RHs de todo Oeste Paranaense, ouvir as demandas e dificuldades que os mesmos têm na prática, das contratações e retenções de colaboradores em suas empresas. Acredito que além de cumprir nosso objetivo, conseguimos algo ainda maior, o engajamento de todos RHs no intuito de melhorarmos a Empregabilidade em Toda Região. Agora a meta é manter uma união estratégica e que possa resultar em ações concretas para o crescimento da Região Oeste”, conta Marcucci.

WORKSHOP – A palestrante do workshop a psicóloga, empreendedora, consultora Especialista em Gestão de Pessoas e RH Estratégico, Andréia Altran avalia que o encontro foi um espaço propício para discussão de um tema de grande relevância para toda região que é a nossa capacidade de encontrar profissionais, capacita-los e engajar cada um deles junto ao propósito. “O grande desafio está no fato de nossa região estar muito aquecida, crescendo e com grande número de postos de trabalho, o que move nossa economia e eleva nosso PIB. Contamos com a participação de 42 empresas, que somados passaram de 100 profissionais, neste espaço além de fortalecer o networking, também pudemos trocar ideias, pensar em soluções e oportunidades de, enquanto RH, de forma estratégica atingir os resultados da empresa”, descreve.

DESAFIO PARA O CRESCIMENTO – O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko, parabenizou o trabalho realizado pelo GT, parceiros e apoiadores do POD. “A geração de emprego não pode ser um problema, mas uma solução que afeta diretamente nossa economia e sustentabilidade. Sentimos essa dificuldade em contratar pessoas em conversas com empresas e outros setores. Desde então temos nos desafiado a entender o cenário e provocar mudanças para que a Região Oeste siga como um dos ambientes mais produtivos do país”, finaliza. 

Com informações assessoria.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte