Fale com a gente
Alpha Investimentos

Geral

Descubra como as fintechs têm revolucionado o mercado

Essas iniciativas visam tornar o acesso a produtos e serviços cada vez mais práticos e ágeis, usando a tecnologia para facilitar ao máximo a vida do consumidor

Publicado

em

|Divulgação|
Providência

Sabemos que o desenvolvimento tecnológico e as restrições geradas pela pandemia de Covid-19 impulsionaram de forma significativa o surgimento de novas startups dos mais diversos setores, inclusive no mercado financeiro.

Essas iniciativas visam tornar o acesso a produtos e serviços cada vez mais práticos e ágeis, usando a tecnologia para facilitar ao máximo a vida do consumidor.

lift training

Em especial as startups de finanças, as chamadas fintechs têm desenvolvido soluções cada vez mais revolucionárias. Continue a leitura e saiba mais!

Mas, o que são fintechs?

Startups são negócios em fase inicial, caracterizadas por suas propostas inovadoras e pelo seu potencial exponencial de crescimento, atributos que são viabilizados pela grande aplicação da tecnologia nessas empresas.

Startups existem em todos os setores da economia e, em específico dentro do mercado financeiro, vem ganhando grande espaço junto a profissionais e consumidores. As startups da área financeira são chamadas de Fintechs, que vem dos termos FINance (finanças) e TECHnology (tecnologia).

Conheça algumas fintechs

As fintechs oferecem diferentes produtos e serviços tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Os mais comuns incluem: softwares de gestão financeira, plataformas de financiamento coletivo, sistemas de integração para serviços contábeis e administrativos, acesso à crédito, serviços bancários, dentre outros.

Vejamos alguns exemplos de fintechs retiradas do ranking “100 Startups to Watch”, o qual elege as startups que merecem destaque nos principais setores da economia.

  • Accountfy: Plataforma que oferece soluções integradas das principais atividades de controladoria e planejamento financeiro, o que engloba automatização dos demonstrativos financeiros (DRE, balanço, etc), construção de orçamentos, elaboração de relatórios e dashboards, automatização do processo contábil, automatização de tarefas manuais, entre outras.
  • Conta Simples: Solução para gestão financeira de empresas de todos os tamanhos. Oferece visibilidade e controle dos gastos do negócio, pagamento e despesas em um só lugar, conta PJ, cartões corporativos e muito mais.
  • Nimbly: Oferece um sistema para automatizar o processo de contas a pagar e cobrar contas a receber. É integrado com as principais instituições financeiras para facilitar essa conciliação bancária.

Separamos também duas fintechs brasileiras que estão revolucionando o mercado e crescendo cada vez mais.

  • CashMe: Oferece soluções financeiras que tornam o mercado financeiro mais prático e simples, por meio do auxílio de tecnologia de ponta, e possuem como missão combater a burocratização do processo de aquisição de crédito.
  • Her Money: Plataforma brasileira que cria soluções financeiras especializadas em empresas criadas por mulheres para que elas consigam organizar suas contas e competir de igual para igual com as demais empresas do mercado. Além disso, focam também em ensinar gestão para seus clientes.

Facilitação acesso ao crédito

O acesso ao crédito nas instituições tradicionais, como bancos, sempre foi muito burocrático e, com isso, pouco acessível. Graças às fintechs essa realidade tem se transformado a cada dia.

As tecnologias envolvidas, os avanços na legislação sobre oferta de crédito e as soluções digitais tem feito crescer as alternativas e os benefícios quando se trata de empréstimos e financiamentos.

Além de tornar o acesso ao crédito menos burocrático, as fintechs também oferecem modelos mais baratos, a exemplo do crédito com garantia de imóvel que é uma modalidade relativamente nova no Brasil.

Assim, uma Fintech pode ser uma solução não somente para quem está precisando de quitar dívidas ou adquirir um bem, mas também para quer financiar ou abrir seu próprio negócio.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte