Fale com a gente
Bonni Restaurante

Saúde

Só 128 municípios bateram meta de vacinação contra a pólio no Paraná

Campanha Nacional de Vacinação terminou nesta sexta-feira (30). Bocaiuva do Sul tem uma das piores coberturas e vacinou menos de 20% das crianças

Publicado

em

| Foto: Cesar Brustolin/AEN|
Gramado Presentes

A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite terminou nesta sexta-feira (30), e o Paraná atingiu pouco mais de 66% do público-alvo. Dos 399 municípios do estado, somente 128 (32%) cumpriram a meta de 95%.

Segundo o Ministério da Saúde a meta era vacinar cerca de 620 mil crianças de com menos de 5 anos.

Family Pets

Em Curitiba, a meta está bem longe de ser atingida: só 36,8% do público alvo foi vacinado.

Desde 2016, a meta de vacinar 95% das crianças com menos de 5 anos não é atingida. Em algumas cidades o índice está muito baixo, menos de 40%.

A pior marca é a de Bocaiuva do Sul, onde menos de 20% das crianças foram imunizadas.

Cobertura no estado

Agudos do Sul tem um dos melhores índices de cobertura vacinal do estado, quase 110% das crianças receberam a vacina. O resultado veio por meio da busca ativa nas escolas e também com a ampliação do horário dos postos de saúde em duas horas a mais.

Desde o final de agosto, Paranavaí está vacinando as crianças nas creches, com isso 98,3% foram imunizadas. Na região, 17 municípios já passaram de 95% de vacinados e outros quatro já estão bem perto da meta.

Em Cascavel, a cobertura vacinal chegou a 71,90% e a vacinação contra a poliomielite foi prorrogada por tempo indeterminado. Na segunda-feira (3), 44 unidades de saúde seguem vacinando as crianças contra a pólio.

Vacina

A campanha contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas com as primeiras doses do imunizante, aplicado aos 2, 4 e 6 meses de idade via injeção intramuscular, e incentivar a aplicação da dose de reforço, que o ocorre por meio da conhecida gotinha.

Desde 1994 a doença é considerada erradicada no Brasil, mas com a imunização em queda, a Organização Pan- Americana de Saúde declarou que o Brasil, e mais três países correm um risco muito alto da poliomielite voltar a atingir as crianças.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte