Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Festa da democracia: eleições gerais iniciam de forma tranquila em Marechal Rondon

Em Marechal Cândido Rondon mais de 41 mil eleitores estão aptos para participar das eleições

Publicado

em

Sessão eleitoral aberta no Colégio Rui Barbosa |Foto: Samanta Vorpagel/Portal Rondon|
Rui Barbosa

Neste domingo (2) serão eleitos deputados federais, deputados estaduais, senadores, governadores e presidente em todo o país. Pela primeira vez as urnas abrem todas ao mesmo tempo às 8 horas da manhã do horário de Brasília.

Em Marechal Cândido Rondon mais de 41 mil eleitores estão aptos para participar das eleições.

Charles Pinturas

Ontem, sábado (1º), a justiça eleitoral fez a distribuição das 136 urnas nos 21 locais de votação.

A reportagem do Portal Rondon acompanhou a abertura do processo eleitoral no Colégio Rui Barbosa, onde uma fila se formou logo cedo.

Roupas e manifestações

O eleitor pode votar usando roupas caracterizadas de partidos ou candidatos, mas não é permitido pedir voto. O mesmo vale para broches, adesivos e bandeiras.

Até o final da votação também é proibida a aglomeração de pessoas que estejam usando algum adereço de partidos ou candidatos caracterizando “boca de urna”.

É proibido entrar nas zonas eleitorais sem camisa ou trajando roupas de banho, como biquíni, maiô ou sunga. Mas não há nenhuma proibição quanto à bermuda e a chinelo.

Novidade na urna

A Justiça Eleitoral incorporou uma novidade às urnas eletrônicas para a votação deste ano: os eleitores terão um segundo adicional para conferir cada voto digitado nos equipamentos.

Durante um curto intervalo, depois que o eleitor digitou o número de um candidato, a tela vai mostrar um aviso: “confira seu voto”. O tempo servirá para que o eleitor observe, mais uma vez, se o número e o candidato estão corretos.

Ao longo desse segundo, se o eleitor tentar confirmar ou corrigir o voto, não acontece nada – a urna não vai atender ao comando. Em vez disso, vai apenas emitir um alerta sonoro.

O eleitor, no entanto, pode ficar tranquilo. Caso isso ocorra, a votação seguirá normalmente. Não haverá interrupção nem anulação de voto, e não será preciso recomeçar o processo.

Votação

É proibido o uso de celulares ou qualquer aparelho de fotografia ou filmagem dentro da cabine. O eleitor poderá utilizar o celular para apresentar o e-Título para o mesário e deverá deixar o aparelho na mesa receptora antes de se dirigir à cabine de votação.

É permitido que o eleitor leve os números dos candidatos em quem vai votar anotados em um papel.

É permitido pedir ajuda aos mesários, mas somente a respeito da ordem de votação e não sobre o voto.

O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida pode ser auxiliado por uma pessoa de sua escolha, sendo permitido inclusive que o ajudante digite os números na urna. O auxiliar deverá se identificar perante a mesa receptora de votos.

O porte de armas também é proibido a menos de 100 metros da seção, mesmo que a pessoa possua porte legal. Só é permitido para as forças de segurança quando autorizados ou convocados pela autoridade eleitoral competente.

Horário de votação

Todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília.

As seções fecham as 17h, mas os eleitores que ainda estiverem na fila para votar após esse horário poderão exercer o direito ao voto.

Apuração

A apuração dos resultados para todos os cargos começa às 17h.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte