Fale com a gente
refran

Geral

O que fez a arma usada contra Cristina Kirchner falhar? Especialista levanta hipóteses

Pistola que não disparou foi apreendida pelos policiais

Publicado

em

|Foto: Reprodução|
Rui Barbosa

Vídeos do ataque a Cristina Kirchner mostram que o agressor tentou disparar uma pistola perto do rosto da vice-presidente, mas a arma falhou. As causas da falha ainda são desconhecidas.

No entanto, o g1 conversou com Bruno Langeani, gerente do Instituto Sou da Paz, que levantou possíveis causas para a arma da marca Bersa calibre 32 não ter funcionado.

tryideas

Segundo ele, duas opções são as mais plausíveis:

  • A arma estava com munição no carregador, mas ele não havia manobrado o ferrolho para colocar a munição na câmara de onde parte o disparo. Quando apertou o gatilho, portanto, não havia munição para disparar;
  • A munição estaria velha ou úmida e, por causa disso, a pólvora não explodiu quando o gatilho foi acionado, não gerando assim o disparo do projétil.

Segundo informações da polícia, a arma foi deixada na rua logo após o atentado.

A Bersa é uma empresa de armas argentina que está no ramo há mais de 60 anos. Seus produtos são mais utilizados pelo público civil. O modelo usado pelo agressor é de arma compacta, com capacidade de 7 a 10 munições.

Ainda não se tem confirmação de qual seria o motivo que fez a arma falhar depois de Fernando acionar o gatilho. O setor de balística da polícia da Argentina ainda deve analisar mais detalhes do caso.

Ainda não se sabe se o armamento estava no nome dele ou se estava ilegal.

O que aconteceu depois do ataque?

O homem, identificado como Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos, nasceu em São Paulo, mas não é filho de brasileiros, e se mudou para a Argentina em 1993. Dados comerciais mostram que ele está registrado como motorista de aplicativo e tem um carro em seu nome.

Agora ele foi detido e levado pela polícia federal da Argentina. A juíza María Eugenia Capuchetti será a responsável pelo julgamento.

Durante investigação na casa do homem, 100 balas 9mm foram encontradas, informaram sites argentinos como o Infobae, Clarín e o La Nacion. Essa munição, porém, não é correspondente ao tipo de arma utilizada no ataque.

Porte de armas é liberado na Argentina?

Sim, porém apenas para fins de caça ou tiro esportivo.

A pessoa que busca portar um equipamento deste tipo precisa possuir a licença emitida pelo país. Mesmo assim, em público pode-se apenas andar com ela desarmada e separada das munições.

Condenação

O portal argentino “Clarin” diz que o homem de nacionalidade brasileira irá responder por tentativa de homicídio qualificado.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte