Fale com a gente
refran

Geral

Número de paranaenses com contas atrasadas é o maior dos últimos 12 meses

Dados mostram também que 95,8% das famílias tinham algum tipo de dívida em agosto. Principal forma de endividamento continua sendo o cartão de crédito.

Publicado

em

Cartão de crédito continua sendo o principal tipo de dívida — Foto: Divulgação
lift training

Pesquisa divulgada nesta terça-feira (6) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR) mostra que em agosto o índice de famílias paranaenses com contas atrasadas foi o maior dos últimos doze meses: 26,3%.

O levantamento foi feito em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e revela que a média de atraso das contas entre os paranaenses é de 63 dias.

tryideas

Entre os inadimplentes, 8% reconheceram que não vão ter condições de pagar as contas atrasadas.

No mês analisado, 95,8% das família disseram ter algum tipo de dívida. A situação é mais grave entre famílias de menor renda (até dez salários mínimos). Nessa faixa, o índice é de 96,4%, contra 92,7% entre famílias com renda de mais de dez salários mínimos.

O levantamento indica que o cartão de crédito continua sendo o principal tipo de dívida dos paranaenses. Veja os dados a seguir:

  1. cartão de crédito: 83,7%;
  2. financiamentos de veículos: 8,9%;
  3. financiamentos de imóveis: 5,2%;
  4. crédito consignado: 2,3%.

O coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio-PR, Rodrigo Schmidt, explica que os números refletem o impacto da alta dos preços de itens considerados essenciais.

“A categoria mais atingida pela inflação é essa de menor renda. As categorias de produtos que elas mais consomem, principalmente alimentos e itens de primeira necessidade, foram as que tiveram a maior elevação das taxas de inflação”.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte