Fale com a gente
Tic Tac

Saúde

Maripá vacinou 72,7% das crianças contra a poliomielite; campanha é prorrogada

Em Maripá, a Secretaria de Saúde atingiu 72,73% de cobertura vacinal contra a pólio, enquanto a média nacional está em apenas 35%.

Publicado

em

| Foto: Marcos Lopes/MG|
lift training

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação até o dia 30 de setembro. A ampliação do prazo tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e a adesão da população a vacinação. Em Maripá, a Secretaria de Saúde atingiu 72,73% de cobertura vacinal contra a pólio, enquanto a média nacional está em apenas 35%.

“Mesmo com um índice elevado se comparado à média nacional, o objetivo é atingir 95% do público-alvo, que são as crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Por isso, estamos intensificando a busca ativa a fim de imunizar e proteger as crianças contra a poliomielite e também contra outras doenças abrangidas na campanha de multivacinação”, explica a secretária de Saúde, Marguid Maas Lerner.

Ótica da Visão

O atendimento para vacinação nas unidades de saúde de Maripá ocorre das 8h30 às 11h10 e das 13h10 às 16h30, de segunda a sexta-feira.

Devem ser vacinadas contra a poliomielite, as crianças de 1 a menores de 5 anos. Já a campanha de multivacinação para atualização das carteirinhas é destinada ao público de 0 a 15 anos.

No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento pessoal com foto, o cartão de vacina e o cartão SUS.

SOBRE A POLIO – A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada por um vírus que vive no intestino, chamado poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

A vacinação é a única forma de prevenção da poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual. O esquema vacinal contra a poliomielite é de três doses da vacina injetável – VIP (aos 2, 4 e 6 meses) e mais duas doses de reforço com a vacina oral bivalente – VOP (gotinha).

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte