Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Geral

Juiz do Paraná fala sobre ser diagnosticado com espectro autista: ‘Tenho orgulho do que sou’

Luís Fulgoni recebeu diagnóstico já adulto, após uma série de crises desencadeadas pela pandemia. Ele chegou a pensar em desistir, e hoje quer quebrar barreiras e preconceitos

Publicado

em

| Foto: Arquivo pessoal/Rede social|
lift training

Vinte novos juízes foram empossados recentemente pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Na foto da solenidade, sorrisos pelo objetivo alcançado. Mas para um deles, Luís Ricardo Fulgoni, a conquista tinha um sabor especial.

Ele será juiz substituto em Bela Vista do Paraíso, no norte do Paraná, e recebeu o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante a pandemia.

Dr Guilherme Dentista

Fulgoni já era oficial de justiça concursado no Rio de Janeiro quando decidiu mergulhar nos estudos e realizar o sonho de virar magistrado. Porém, veio a pandemia de Covid-19 e as provas foram adiadas.

A mudança na rotina desencadeou fortes crises em Fulgoni, algo que ele nunca havia passado. Foi quando decidiu buscar ajuda médica. Após várias consultas, ele recebeu o diagnóstico.

“Eu não sabia que era autista. Sempre fui uma pessoa diferente, me considerava chato, com algumas manias. Não dava bom dia, achava aquilo normal. Toda aquela imprevisibilidade que a pandemia trouxe fez com que crises se manifestassem. Em uma delas, passei o dia inteiro na cama. No início, foi um verdadeiro choque”, explicou.

A descoberta da condição quase fez Fulgoni abandonar tudo. “Eu pensava: Um juiz pode ser autista? Pode, e como pode. Eu mesmo me limitava”, conta.

Primeiro contato com o Judiciário foi após assassinato da irmã

Fulgoni foi criado na periferia de Volta Redonda, no interior do Rio de Janeiro. Os pais se separaram cedo, e ele recebeu ajuda dos avós na criação. Mas o pilar dele era a irmã mais nova Priscila, vítima de feminicídio em 2006.

Priscila tinha 16 anos quando foi assassinada pelo namorado. Na época ele tinha 19 anos, era servidor do INSS e estudava Direito. O crime levou Fulgoni a procurar o Judiciário pela primeira vez.

“Não fui acolhido pelo sistema de justiça. Precisava de um ofício para que a companhia telefônica instalasse o identificador de chamadas no meu telefone porque o assassino ligava em casa. Esse foi o tratamento que recebi naquela época”, comentou.

Em uma investigação própria, Fulgoni conseguiu localizar o suspeito em Minas Gerais e foi atrás dele.

“Ele foi preso no meu carro. Cheguei na cidadezinha, avisei os policiais e fomos lá. Apesar desse episódio, não desacreditei do Poder Judiciário e achei que poderia fazer diferente da forma como fui tratado”, lembra.

Superação

O então estudante teve que vencer muito mais do que os conflitos internos. Ele tinha uma série de etapas do concurso do TJ-PR a vencer.

Quando chegou a avaliação psicológica, tratou de ser sincero com a banca examinadora. Veja abaixo o vídeo da posse dele.

“Cheguei para os psicólogos do tribunal e disse: Eu sou autista. Mas a reação foi a melhor possível. Me senti acolhido. Até mesmo me emocionei, porque, de fato, eles reconheciam o meu transtorno”, relatou.

Hoje ele está em uma espécie de “estágio” no Judiciário paranaense. No final de julho os vinte juízes recém-empossados começaram a preparação da Escola Judicial do Paraná, obrigatória antes de assumirem os cargos.

Fulgoni diz já sabe como irá despachar as sentenças e decisões:

“Com muita humanidade. Eu tenho muito orgulho de ser quem sou, de onde vim e onde consegui chegar, mesmo tendo o espectro autista. Talvez eu possa ser exemplo para outras pessoas de que, é possível sim, vencer. A gente precisa vencer essa barreira de que o autismo é sinônimo de incapacidade. Não é”, completou.

acimacar amor sempre presente
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte