Fale com a gente
D Marquez

Geral

Em sete meses, Paraná tem mais de 9 mil registros de documentos que podem comprovar fake news

Número coloca estado em segundo lugar no ranking, atrás apenas de São Paulo. Para entidade registros se intensificam com a proximidade das eleições por conta das fake news

Publicado

em

| Foto: Divulgação|
Rui Barbosa

Entre janeiro e julho de 2022, o Paraná teve o registro de 9.181 atas notariais, instrumento que serve para documentar crimes virtuais, como calúnia, injúria e difamação.

O dado foi revelado em um levantamento do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB-CF), entidade que representa os Cartórios de Notas do país. Para a entidade, registros se intensificam com a proximidade das eleições por conta das fake news.

Ótica da Visão

“Nos dias atuais, a internet tem maior protagonismo nas relações pessoais e profissionais, sendo utilizada para inúmeros fins, inclusive políticos. Com o aumento do uso das redes, a procura da ata notarial tem crescido nos Cartórios de Notas do estado, visto que é uma ferramenta segura para garantir respaldo jurídico e proteção para a população por ser constituída como prova de fatos”, Daniel Driessen Junior, presidente do Colégio Notaria do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR).

Em 2018, por exemplo, o Paraná foi o estado que mais registrou atas notariais no país.

O número coloca o estado paranaense em segundo lugar no ranking, atrás apenas de São Paulo. Junto com Minas Gerais e Santa Catarina estes foram os únicos estados que passaram de 8 mil registros em 2022.

Número de atas notariais registradas entre janeiro e julho de 2022

Estado
São Paulo11.039
Paraná9.181
Minas Gerais8.992
Santa Catarina8.139
Rio Grande do Sul6.801
Goiás3.262
Bahia2.597
Rio de Janeiro1.819
Mato Grosso1.520
Distrito Federal1.116
Mato Grosso do Sul810
Amapá549
Paraíba416

O que são as atas notariais

Atas notariais são documentos públicos que narram circunstâncias presenciadas pelo tabelião. O objetivo é emprestar a fé pública para construção de provas que poderão ser utilizadas em processos judiciais.

Dessa forma, uma ata notarial registra oficialmente a existência de conteúdos publicados em redes sociais, sites ou enviados por mensagens.

Registros anteriores

Segundo o mesmo levantamento, em 2018, ano de eleições ao Governo do Estado, o Paraná foi o estado que mais registrou atas notariais no país, com 18.151 mil emissões.

O número representou um crescimento de 71,3% em relação ao período eleitoral anterior, uma vez que em 2014, o estado teve a realização de 10.590 documentos deste tipo.

Já nas disputas municipais de 2016, foram contabilizadas 13.961 atas notariais no estado.

Em 2021, o Paraná registrou 15.045 Atas Notariais. O número colocou o estado em segundo lugar no ranking, atrás apenas de São Paulo.

Como registrar uma ata notarial

Interessados em registrar uma ata notarial devem buscar um Cartório de Notas ou acessar a plataforma online e-Notariado. Após isso, o deve solicitar a verificação da situação.

De acordo com o Colégio Notarial do Brasil, nos casos de ataques onlines e publicações de fake news, o tabelião registra o conteúdo de páginas específicas da internet, aplicativo, telefone, redes sociais ou arquivo digital de mensagens.

O documento emitido conterá informações básicas de criação do arquivo, como data, hora e local, o nome do solicitante, a narrativa dos fatos, que incluem declarações de testemunhas, fotos, vídeos e transcrições de áudios, além da assinatura do tabelião e visto do cartório.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte