Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Esporte

Carateca Rondonense Henrique Vieira de 12 anos é campeão brasileiro de Karatê Kata em São Paulo

No Kata, não há contato físico, os juízes atribuem pontos ao carateca de acordo com o seu desempenho, com base na execução correta e na velocidade dos movimentos

Publicado

em

Henrique competiu com 35 atletas de todo Brasil na categoria 11 /12 anos - faixas vermelha e laranja - 4° e 5° kyu's e venceu com o Kata Heian Nidan |Foto: Arquivo pessoal|
Providência

Neste sábado (17), o rondonense Henrique Vieira de 12 anos segrou-se campeão brasileiro de Karatê interestilos – Kata.

Henrique competiu com 35 atletas de todo Brasil na categoria 11/12 anos nas faixas vermelha e laranja e 4° e 5° kyu’s e venceu com o Kata Heian Nidan.

Portal WhatsApp

Hoje (18) tem o segundo dia de competição, que está sendo realizado na capital paulista. O adolescente rondonense vai disputar o Kumite individual e por equipes.

O família de Henrique postou a boa nova nas redes sociais e agradeceu a todos que contibuiram para que o Henrique conquistasse esta vitória.

“Nossos agradecimentos a todos que tornaram esse dia possível, Atilio Guiosi, tryideas sistemas, Coresul Tintas, Central Cred Basivil – Materiais para Construção e Ferragens, Tatiane Mara Sulzbach, Courolândia Calçados, Vandeir Francisco Guimarães, Diogo Schneider, Karatê Shotokan e Associação Liberdade Fekip Interestilos”

Como funciona o Karatê Kata

No Kata, não há contato físico. Em competições, cinco juízes atribuem pontos ao carateca de acordo com o seu desempenho, com base na execução correta e na velocidade dos movimentos. 

Há também as apresentações em trios, nas quais deve ser observada a sincronia entre os membros da equipe. 

A competição nesta modalidade lembra o que acontece na ginástica artística, em que há movimentos pré-definidos e uma boa execução é fundamental para definir quem serão os vencedores.

Katas do Karatê

Há diversos estilos de kata e infinitos movimentos desenvolvidos pelos grandes mestres da arte marcial. 

Para cada kata, o número de movimentos é fixado, e eles devem ser executados na ordem correta. Antes e depois de realizar um kata ou sucessivos exercícios de kata, o carateca deve fazer uma saudação.

Os movimentos mais básicos são os cinco Kata Heian e os três Kata Tekki.

Henrique sagrou-se campeão justamente Kata Heian Nidan que é um dos movimentos da Série Heian (Paz e Tranquilidade).

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte