Fale com a gente
Gramado Presentes

Saúde

12ª edição da campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida é lançada na Acimacar

Iniciativa do Conselho da Mulher Empresária, campanha de alerta e prevenção ao câncer de mama envolverá a venda de camisetas e ecobags para destinação de recursos financeiros a Uopeccan, além de um desfile beneficente

Publicado

em

|Foto: Divulgação|
Velho Oeste

Prevenir, conscientizar e mobilizar. Essas são as três palavras-chave que movem o Núcleo e Conselho da Mulher Empresária (CME), da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), na realização da campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida.

Em sua 12ª edição, a campanha de 2022 foi lançada nesta quarta-feira (21), no Auditório Dirceu da Cruz Vianna, sede da Acimacar.

Müller Contabilidade

Desenvolvida pelo grupo desde 2010, o evento movimenta o município rondonense para alertar a população, especialmente feminina, sobre os riscos do câncer de mama, a importância de ações preventivas e também prestar apoio no tratamento.

“Seguindo a premissa da campanha realizada em nível mundial, buscamos alertar e incentivar as mulheres para que realizem principalmente o auto exame das mamas e a mamografia periódica como forma preventiva à doença, mas, também, buscamos incentivar os cuidados com a saúde física e mental como um todo por meio da campanha Um Toque Pela Vida”, salienta a presidente do Núcleo e Conselho da Mulher Empresária, Ivone Barbosa.

Para o Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 66.280 novos casos novos de câncer de mama para cada ano do triênio 2020-2022, uma incidência de 61,61 casos novos a cada 100 mil mulheres residentes no país.

Em todo o mundo, o câncer de mama é o mais frequente entre a população feminina e, conforme o Inca, não existe somente um fator de risco para câncer de mama, no entanto, a população acima dos 50 anos é considerada mais suscetível a desenvolver a doença. Outros fatores que contribuem para o aumento do risco de câncer de mama são fatores genéticos, fatores hereditários, além da menopausa tardia, obesidade, sedentarismo e exposições frequentes a radiações ionizantes.

Venda de camisetas e ecobags

Assim como ocorre tradicionalmente em todas as edições, o CME fará a comercialização de camisetas alusivas à campanha, que contam com design exclusivo para a 12ª edição da campanha. “A novidade deste ano será a venda de ecobags, também com o design e cores da campanha”, detalha a vice-presidente do CME e coordenadora da 12ª edição do Outubro Rosa, Cirlei Neubecker Nascimento Silva.

Os pontos de venda oficiais das camisetas e ecobags são as empresas Marcelo Uniformes e Raquel Malhas, ao valor de R$40 e R$15, respectivamente. O montante financeiro arrecadado com a venda dos itens, lembra Cirlei, é direcionado em sua totalidade para o Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan), centro de referência ao tratamento de câncer no Oeste do Paraná, atendendo pacientes de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Ao adquirir os itens da campanha, além de fazer parte da divulgação dos objetivos do Outubro Rosa, a população também pratica o amor ao próximo, tendo em vista que a contribuição financeira é revertida para o tratamento do câncer e apoio aos pacientes atendidos pela Uopeccan”, menciona.

Desfile beneficente

A programação da 12ª Campanha Outubro Rosa – Um Toque Pela Vida segue até o dia 26 de outubro, quarta-feira, quando acontece um desfile beneficente com as empresas Loja Silva, Sandra’s Confecções, Farol Modas, Angélica Joias e Ellegance Calçados. O evento acontecerá no Happy Day Eventos, às 19 horas.

“O desfile terá a participação especial de mulheres rondonenses que foram diagnosticadas com câncer de mama e que, através da passarela, compartilharão suas histórias de luta e vitória contra a doença”, pontua Cirlei.

Sobre o Outubro Rosa

Realizada anualmente, a campanha faz parte do movimento internacional criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, que objetiva compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.

O movimento rondonense Um Toque Pela Vida alerta e incentiva as mulheres a realizarem o autoexame e a mamografia periodicamente, como forma preventiva. Além disso, a campanha também é um gesto de amor, já que a contribuição financeira é revertida a Uopeccan, que oportuniza o tratamento contra o câncer para a comunidade rondonense e regional. 

Sobre o CME

O Núcleo e Conselho da Mulher Empresária (CME) é um grupo de expressão da mulher empresária e executiva em Marechal Cândido Rondon criado em 1992 pelo Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar). É composto por mulheres empresárias, executivas e profissionais de todas as atividades empresariais associadas à entidade. Seu objetivo é unir as mulheres empresárias, incentivando que se fortaleçam, capacitem e interajam na área empresarial e social, integrando-se de forma participativa à comunidade por meio das ações do grupo. Dentre as principais atividades promovidas pelo CME anualmente estão as feiras Ponta de Estoque e a campanha “Um Toque Pela Vida”. Além da realização de cursos, treinamentos, palestras, visitas técnicas e outras ações voltadas ao desenvolvimento pessoal e profissional das integrantes.

Sobre a Acimacar

Com mais de dois mil associados, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) atua há 54 anos na defesa dos interesses da classe empresarial rondonense. Presidida pela farmacêutica Carla Rieger, também é reconhecida pela sua liderança nas causas regionais e estaduais, além da participação em diversas demandas da comunidade. Saiba mais: www.acimacar.com.br.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte