Fale com a gente
D Marquez

Saúde

Zeca Dirceu apoia proposta para implantação de hospital universitário de Foz do Iguaçu

Poderá ser viabilizada através de convênio com a Unila e o governo federal

Publicado

em

|Foto: Divulgação|
Martin Luther – Enem

O deputado federal Zeca Dirceu (PT) reiterou nesta quinta-feira, 5, seu apoio à proposta da implantação do universitário em Foz do Iguaçu que poderá ser viabilizada através de convênio com a Unila e o governo federal. “Tenho acompanhado esta proposta, que considero importante, sempre respeitando a autonomia universitária da Unila”, disse Zeca Dirceu que avalia que a demanda pode ser uma solução para o próprio governo federal.

A proposta que vem sendo debatida há algum tempo prevê que o Hospital Municipal Padre Germano Lauck, após cessão ao Ministério da Educação, serviria de hospital-escola para residência médica do curso de medicina da  Unila e para estágios aos cursos de enfermagem, psicologia e nutrição de outras universidades.

lift training

A federalização é uma das opções para resolver o impacto orçamentário das despesas de custeio do hospital. A maior parte dos custos, na ordem de R$ 12,5 milhões, é lastreada pela prefeitura de Foz do Iguaçu. Outra alternativa é a regionalização do hospital pelo Estado.

Hospital federal

Nesta semana, Zeca Dirceu conversou com o prefeito Chico Brasileiro (PSD) e com o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde. Os deputados avaliaram também a administração do hospital pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) que administra o complexo do Hospital das Clínicas/UFPR em Curitiba.  A empresa é vinculada ao Ministério da Educação.

Na prática, para os profissionais de saúde em Foz, o hospital já pode ser considerado federal porque atende toda a tríplice fronteira, o que inclui os moradores de mais oito cidades do extremo-oeste, brasileiros, paraguaios e argentinos da região trinacional. “Com o avanço da integração na fronteira, como previsto nos acordos bilaterais como o do Brasil e Paraguai, se faz urgente ter uma estrutura de saúde no mesmo nível, já que o impacto no atendimento, que é grande, tende aumentar”, avalia Zeca Dirceu.

A prefeitura e a universidade já têm convênios para residência médica e estágios avançados de outros cursos de saúde. “Tudo isso significa custos ao Município que podem ser assumidos pela União na implantação do hospital universitário se assim concordar a própria Unila”.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte