Fale com a gente
Sicredi

Geral

Palácio de Buckingham agradece brasileira que pintou e presenteou rainha Elizabeth pelos 70 anos de reinado: ‘Amável mensagem’

Jacelyne Wulczak, moradora de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, recebeu correspondência na segunda (15). ‘Recebi com muita surpresa’, conta a artista

Publicado

em

| Foto: Arquivo pessoal|
Gramado Presentes

Jacelyne Wulczak, moradora de Foz do Iguaçu, recebeu uma correspondência de Londres na segunda-feira (15). O remetente era, simplesmente, o Palácio de Buckingham, residência oficial da rainha Elizabeth, que enviou a carta para agradecer a paranaense pela pintura que ela mandou em homenagem aos 70 anos de reinado da monarca.

“Envio-lhe meus agradecimentos pela sua amável mensagem por ocasião do septuagésimo aniversário da minha ascensão ao trono”, diz a mensagem encaminhada à Jacelyne pelo Palácio Buckingham.

Dr Guilherme Dentista

Em junho de 2022 a rainha Elizabeth, aos 96 anos, completou sete décadas de reinado e, por isso, Jacelyne Wulczak, que é artista plástica e servidora pública, decidiu fazer uma aquarela e enviar ao Palácio de Buckingham. 

Ela, no entanto, não esperava que a obra pudesse render a ela esse reconhecimento. Jacelyne estava no trabalho, e o irmão dela ligou avisando que havia chegado uma correspondência de Londres. A artista disse que no momento teve certeza do que se tratava: uma carta da rainha Elizabeth.

“Recebi com muita surpresa. Meu irmão me ligou e disse ‘chegou aqui uma correspondência de Londres para você’. Aí eu já suspeitei né, e perguntei do Palácio de Buckingham e ele falou ‘é’. Eu falei ‘então é da rainha’ e ele me disse ‘não acredito’. Nossa, eu fiquei em êxtase, muito legal pelo reconhecimento.”

A artista contou em entrevista ao g1 que faz desenhos em aquarela há pouco mais de 4 anos e que ao ver uma imagem colorida da rainha – em abril deste ano – decidiu reproduzir ela em tela e enviar à monarca.

Reconhecimento e incentivo

A artista contou que o reconhecimento vindo do Palácio de Buckingham só mostra o quanto a arte brasileira precisa ser valorizada e incentivada.

“Eu achei muito importante, muito legal pelo reconhecimento deles responderem, porque aqui no Brasil, na região, em Foz (do Iguaçu) mesmo, é muito pobre de incentivo a cultura e nós artistas não temos nem espaço para exposição, recursos para comprar materiais, é muito difícil. Então vir um incentivo, um reconhecimento de um berço, de um local, de um país que valoriza arte, eu achei muito bacana”, comenta Jacelyne.

Para além do reconhecimento pela arte, a carta de agradecimento da rainha Elizabeth significa incentivo para a artista.

“Não esperava, foi um incentivo a mais para continuar a pintar, a registrar as imagens, o que me cativa, o que eu sinto e deixar a arte espalhada pelo mundo’.

70 anos de reinado

Em setembro de 2015, Elizabeth II ultrapassou a tataravó, a Rainha Vitória, e se tornou a monarca com o reinado mais longo da história do país. Também é um dos reinados mais duradouros da história mundial, só atrás dos 72 anos do Rei Luís XIV, da França.

Ela foi coroada em 2 de junho de 1953 após a morte do pai.

Os 70 anos de reinado de Elizabeth II foram celebrados com diversas festividades que contaram com a participação de milhares de britânicos.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte