Fale com a gente
Tic Tac

Política

Jornal Nacional entrevistará candidatos à Presidência da República

Lula (PT), Bolsonaro (PL), Ciro (PDT) e Tebet (MDB) aceitaram regras e serão entrevistados por William Bonner e Renata Vasconcellos nos estúdios da Globo.

Publicado

em

William Bonner e Renata Vasconcellos na bancada do Jornal Nacional — Foto: João Cotta/Globo
Academia Meu Espaço

Na semana de 22 de agosto, o Jornal Nacional dá início a uma série de entrevistas com candidatos à Presidência da República. William Bonner e Renata Vasconcellos vão conduzir as entrevistas, ao vivo, direto dos estúdios da TV Globo, no Rio.

A conversa com cada candidato será transmitida por TV Globo, Globoplay e g1. As íntegras de todas as entrevistas ficarão disponíveis no Globoplay e no g1.

Funerária Alemão

Foram convidados os cinco candidatos mais bem colocados na pesquisa de intenção de voto divulgada pelo Instituto Datafolha em 28 de julho: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante).

Um sorteio realizado em 1º de agosto com representantes dos partidos definiu as datas e a ordem das entrevistas. Neste encontro, as cinco candidaturas foram informadas de que o prazo final para confirmação da presença terminava em 4 de agosto.

Num primeiro momento, o candidato Jair Bolsonaro (PL) não confirmou ter aceitado as regras da entrevista. Apesar de saber desde as entrevistas do g1 e da GloboNews que as sabatinas seriam feitas nos estúdios da Globo, a assessoria de Jair Bolsonaro (PL), na quarta-feira (3) e na quinta (4), condicionou a concessão da entrevista a que ela fosse realizada no Palácio da Alvorada. Depois das eleições de 2014, porém, a Globo decidiu que sempre realizaria as entrevistas de todos os candidatos à Presidência da República em seus estúdios, de forma a demonstrar que todos os candidatos são tratados em igualdade de condições. A regra não foi contestada pela assessoria de Bolsonaro quando das entrevistas no g1 e na GloboNews. A Globo rejeitou o pedido da assessoria. Diante das regras anunciadas reiteradas vezes, a Globo rejeitou inicialmente o pedido.

ATUALIZAÇÃO: a assessoria do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, informou à Globo, na manhã desta sexta-feira (5), que ele decidiu comparecer aos estúdios da emissora no Rio de Janeiro para a realização das entrevistas com os candidatos à presidência no Jornal Nacional. Em e-mail enviado no fim da noite de quinta-feira a assessoria manifestava a disposição de Bolsonaro de conceder a entrevista, mas no Alvorada, alegando que “em função da campanha e de compromissos assumidos anteriormente, a agenda presidencial impossibilita a ida ao RJ, no dia 22 de agosto”. Como as regras, anunciadas diversas vezes, previam a realização das sabatinas do g1, GloboNews e JN nos estúdios da emissora, a Globo reiterou que a entrevista não poderia ser realizada em Brasília e considerou que o convite fora recusado. Na manhã de sexta, porém, a assessoria explicou que o e-mail tinha apenas o objetivo de manifestar uma preferência, mas que o candidato não se recusava a ir ao Rio de Janeiro para a entrevista. Sendo assim, a Globo confirma a entrevista de Jair Bolsonaro no próximo dia 22 no Rio de Janeiro. Todos os outros candidatos também aceitaram as regras.

A ordem das entrevistas ficou assim:

  • 22/8 (seg) – Jair Bolsonaro (PL)
  • 24/8 (qua) – Ciro Gomes (PDT)
  • 25/8 (qui) – Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
  • 26/8 (sex) – Simone Tebet (MDB)

Em 4 de agosto, o candidato André Janones (Avante) retirou sua candidatura à Presidência da República.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte