Fale com a gente
Auto Elétrica do João

Mundo

Governo espanhol ‘rouba’ imagem de modelo com perna mecânica e edita foto

Imagem foi usada em campanha publicitária incentivando a positividade sobre corpos. Outras duas mulheres também acusaram o Ministério de Igualdade do país de usar uma foto sua sem seu consentimento. Autor da campanha pede desculpas

Publicado

em

|Foto: Governo da Espanha|
Camargo Café

Uma campanha publicitária do governo espanhol, que pregava a aceitação de diferentes tipos de corpos femininos, usou imagens sem autorização e ainda as editou. Em um dos casos, uma mulher que teve a perna amputada aparece sem a prótese que estava na foto original.

A campanha, uma ilustração para incentivar que mulheres com qualquer tipo de corpo aproveitem o verão na praia, ainda sofreu fortes críticas dentro da Espanha.

Refran

Uma das fotos utilizadas e adulteradas pertence à modelo britânica Sian Green Lord, que utiliza uma prótese após ter tido uma das pernas amputadas em um atropelamento em 2013.

Por meio de relatos nas redes sociais, Lord acusou o governo espanhol de, além da adulteração, haver reproduzido sua imagem sem autorização ou qualquer comunicação.

“Desde que eu descobri o que foi feito com a minha imagem, minha confiança tem sido baixa e a ansiedade subiu ao nível máximo! Minhas táticas atuais de motivação pessoal começaram a falhar e agora estou em um lugar estranho”, desabafou a modelo.

O Ministério de Igualdade, responsável pela campanha, não se pronunciou, mas o Instituto das Mulheres – órgão vinculado à pasta – alegou não saber que se tratavam de mulheres reais.

Sobrevivente de câncer

Outra mulher que apareceu na campanha sem saber foi Juliet FitzPatrick, uma sobrevivente de câncer que fez mastectomia. Ela contou em um perfil de uma rede social que ela participou de uma campanha publicitária para aceitação do corpo.

A imagem dela também foi alterada digitalmente. FitzPatrick passou por uma cirurgia para remover as duas mamas. Na imagem do governo espanhol, o rosto dela aparece em um outro corpo, que tem um dos seios.

Mulher com sobrepeso

Um terceira mulher que reclamou da campanha espanhola foi Nyome Nicholas-Williams, uma modelo britânica com sobrepeso.

Ela disse à BBC que a imagem dela foi retirada de uma foto que ela publicou em uma rede social. O rosto dela também foi editado no corpo de uma outra mulher, que está sentada —Nyome é a mulher sentada na areia com o rosto virado para o fotógrafo, com a língua de fora.

Nyome contou que depois que a foto começou a circular, a ilustradora que fez a imagem a procurou. Ele contou que usaram sua imagem porque tinham pouco tempo para entregar o trabalho, e que afirmaram a ela que iriam compensá-la.

“Eu estou incomodada porque se eles houvessem pedido, no começo, eu teria tomado uma decisão e provavelmente teria dito sim”, afirmou ela.

A criadora da campanha pediu desculpas e disse que vai dividir o valor recebido pela peça com as modelos retratadas.

Loja Silva
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte