Fale com a gente
Bonni Restaurante

Geral

Documento indica que ataque hacker ao TCE-PR foi grave e mostrou falta de segurança do sistema

A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o episódio. As investigações correm em segredo de justiça

Publicado

em

| Foto: Carolina Wolf/RPC|
Dr Guilherme Dentista

O ataque hacker ao sistema do Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) foi grave e mostrou que a plataforma não era segura. É o que aponta documento ao qual a RPC teve acesso com exclusividade.

O ataque foi em maio e deixou o sistema fora do ar por várias semanas. No ofício encaminhado no dia 1º de julho ao diretor de Administração do Tribunal, o diretor responsável pelo setor de tecnologia do órgão de controle solicita a contratação emergencial de um novo equipamento de informática.

Ótica da Visão

O documento destaca a mensagem em inglês deixada pelos criminosos, que diz:

“Tenha certeza de que você não pode restaurar isso sem nossa ajuda. Você precisa de uma chave privada que só nos temos. Nos contacte para chegarmos a um acordo ou vamos espalhar na mídia. Tome cuidado com suas mensagens ou você nunca mais terá seus arquivos de volta”.

O documento não fala se o TCE pagou dinheiro aos hackers para resgatar os dados. O ofício alerta também para o risco de vazamento de informações pessoais. Cita que “há riscos à segurança de todos os serviços e equipamentos do Tribunal”.

Os problemas no sistema só foram resolvidos no final de julho. A empresa responsável por instalar novos equipamentos de segurança foi contratada por quase 90 mil reais.

O Tribunal de Contas do Estado informou que não efetuou pagamento de resgate aos criminosos e que nenhum dado foi perdido. Disse ainda que os criminosos derrubaram o sistema, mas não conseguiram acessar os dados pessoais e que não houve vazamento.

Dr Rodrigo Dentista
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte