Fale com a gente
D Marquez

Política

Câmara do TCU condena Dallagnol, Janot e procurador a devolver dinheiro com diárias e passagens

Segunda Câmara do TCU entendeu que houve prejuízo de R$ 2,8 milhões aos cofres públicos em gastos da Lava Jato; eles vão recorrer. Técnicos do tribunal recomendaram arquivar processo.

Publicado

em

FOTO: Arquivo/Portal Rondon
Rui Barbosa

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta terça-feira (9) condenar o ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, o ex-procurador Deltan Dallagnol e o procurador João Vicente Romão a ressarcir os cofres públicos por dinheiro gasto pela da força-tarefa da Lava Jato com diárias e passagens.

O caso é apurado desde 2020 pelo tribunal, e o relatório do ministro Bruno Dantas foi aprovado nesta terça por 4 votos a zero.

Dr Guilherme Dentista

Outros sete procuradores foram inocentados.

Para Dantas e o subprocurador-geral do Ministério Público de Contas, Lucas Furtado, houve irregularidades nos pagamentos das diárias e das passagens em razão do dano aos cofres públicos. O ressarcimento deverá ser de R$ 2,8 milhões.

Cabe recurso da decisão.

Na prática, isso pode tornar Dallagnol, que concorre à Câmara dos Deputados pelo Podemos do Paraná, inelegível. Através do Twitter, ele afirmou ser vítima de perseguição pelo TCU e citou suposta “inversão de valores”.

“O sistema quer vingança. Este é mais um episódio que mostra o quanto o sistema político não tá nem aí pra sociedade e quer ver a Lava Jato longe do Congresso Nacional. Mostra até onde o sistema é capaz de chegar para impedir que o combate à corrupção avance no país”, disse. Na publicação, o ex-procurador disse que pretender recorrer da decisão.

Com informações de g1 e CNN

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte