Fale com a gente
Sicredi

Geral

Ariranhas põem onça-pintada ‘para correr’ no Pantanal de MT; veja vídeo

Animais tomavam banho de sol em uma margem do rio, quando o felino de aproximou

Publicado

em

| Foto: Branco Arruda|
Velho Oeste

Um grupo de ariranhas colocou uma onça-pintada “para correr” no Pantanal Mato-grossense, no Parque Estadual Encontro das Águas, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço. O flagrante foi registrado pelo guia de turismo Branco Arruda. 

Nas imagens, a onça, conhecida na região como Ibaca, a mesma que foi flagrada ao perder a briga para uma sucuri, é vista em mais uma tentativa frustrada para se alimentar.

Portal WhatsApp

Segundo Arruda, a onça estava caminhando na margem esquerda do Rio Três Irmãos, enquanto um grupo de ariranhas tomava banho de sol, tranquilas.

“Ibaca atravessou o rio e veio sondando o grupo, pata por pata. Mas, as ariranhas sentiram ela e entraram na água, então começou a briga”, explicou.

Ariranhas

De acordo com a coordenadora do Projeto Ariranhas, a bióloga Caroline Leuchtenberger, esses animais vivem de forma sociável, sempre juntas, o que permite uma defesa mais robusta contra potenciais predadores.

Segundo ela, o grupo já vem sendo monitorado pelos especialistas da região.

“Estes animais estão bem acostumados a interagir com as onças e, inclusive, atuam sincronizados para rechaçá-la”, salientou.

A bióloga ainda destacou que as aririnhas são territorialistas.

“Ao longo do rio, elas vão marcando a margem e os barrancos com cheiro para que outros grupos de ariranhas não invadam. Quando acontece, as brigas são bem intensas e podem levar à morte”, disse.

Ainda segundo Caroline, elas costumam se refugiar em tocas escavadas no barranco.

“As tocas são sempre bem protegidas pelas vegetações. Elas saem bem cedo e passam grande parte do dia pescando. Elas comem cerca de 10% do peso corporal. Um animal de 20 quilos come em torno de dois quilos de peixe. Quando machos adultos, podem pesar até 30 quilos”, explicou.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte