Fale com a gente
Prefeitura de Toledo

Geral

Museu Padre José Gaertner agora conta com site: museu.marechalrondon.com.br

Em julho, quando Marechal Rondon comemora o 62º aniversário, uma exposição também foi organizada no saguão da prefeitura com algumas peças do acervo

Publicado

em

|Foto: Divulgação|
Posto Tonin – Shell Box

Marechal Cândido Rondon conta com o Museu Histórico Padre José Gaertner, que foi inaugurado em 1984 e está localizado no distrito de Porto Mendes, a 35 quilômetros da sede do município.

Aproximadamente 1.800 peças de artefatos encontram-se preservadas no local, organizadas em três setores: Indígena, que retrata a passagem dos tupis-guaranis na nossa região; Porto Mendes Gonçalves, acervo retirado do antigo porto antes do represamento do rio Paraná para a formação do lago de Itaipu; e Colonização, composto por objetos dos pioneiros, vindos em meados de 1950, em sua grande maioria dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no processo de colonização da região. A maioria do acervo é fruto de doações de famílias.

Kyuu – Dia do Namorados

Para que um maior número de pessoas tenha acesso ao acervo, a Secretaria de Cultura da prefeitura de Marechal Rondon estruturou um site com parte das peças do museu, que pode ser acessado através do endereço: museu.marechalrondon.com.br.

É possível realizar uma visita virtual às dependências da instituição, ter acesso a dados e documentos históricos, vídeos, entre outros. Uma verdadeira viagem no tempo que, com certeza, desperta a curiosidade e vontade de conhecer de perto tudo isso. O museu atende em Porto Mendes, na Avenida Capitão Heitor Mendes, mediante agendamento. Periodicamente recebe grupos escolares, além de outros visitantes.

Exposição

No mês em que o município comemora o 62º aniversário, a Secretaria de Cultura organizou uma exposição no saguão da prefeitura, com algumas peças do museu. O objetivo é chamar a atenção para a história do município e também para o site. Além do endereço eletrônico estar descrito em banner exposto junto com as peças, há também um QR Code que facilita o acesso virtual.

El bigodon nova
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte