Fale com a gente
refran

Esporte

José Aldo: “A hora da aposentadoria está muito próxima”

Aos 34 anos de idade, lenda do MMA diz que previsão de se aposentar com cinturões em duas categorias aos 35 anos que fez no começo da carreira está cada vez mais próxima

Publicado

em

|Foto: Getty Images|
Imobiliária Maurício Vazquez

Quem olha para a carreira de José Aldo dificilmente acredita que ele tem apenas 34 anos de idade. Um dos maiores lutadores de todos os tempos, tido por muitos como o maior peso-pena da história do MMA, o amazonense teria ainda muita lenha para queimar como profissional. Mas o que para muitos ainda estaria distante, para ele está mais próximo do que se pode imaginar: a aposentadoria.

Em entrevista exclusiva ao Combate, Aldo revelou que pretende cumprir a previsão que fez anos atrás ao seu técnico, Dedé Pederneiras, de que pararia de lutar aos 35 anos de idade e tendo conquistado dois cinturões do UFC. A provavelmente duas lutas de disputar novamente o titulo peso-galo, o lutador diz que tudo se encaminha para que ele cumpra o que proferiu anos atrás.

Dr. Pedro Wild

– Lá no começo eu disse ao Dedé que aos 35 anos seria campeão e iria me aposentar. Por isso eu digo que está bem próxima a minha aposentadoria, mas eu dizia que sairia como campeão. Então, pode colocar o Merab (Dvalishvili), que é um cara duro, bem ranqueado e que ninguém quer lutar, que eu vou vencê-lo, e depois eu vou conquistar o título, porque já estava escrito. Só que eu e o Dedé tínhamos o sonho de eu ser campeão duplo no peso-pena e no peso-leve. Mas foi totalmente diferente. A gente caiu pro peso-galo e estamos prestes a disputar o título nessa categoria. Eu comecei lutando nos 60kg, e achei que nunca iria voltar a bater esse peso. Agora eu vou terminar nos 60kg, que foi onde eu comecei a minha carreira.

Para Aldo, a proximidade do dia em que vai pendurar as luvas faz com que ele se dedique ao máximo aos treinos e busque se preparar em modalidades que antes não fazia, como o boxe. Atualmente treinando com a seleção brasileira da modalidade na Marinha, o ex-campeão peso-pena diz que a dedicação máxima se dá pelo objetivo de ser campeão mais uma vez antes de parar de lutar.

– Eu estou dando o máximo, procurei fazer coisas novas e alguns ajustes, como o boxe na Marinha. Quando eu perdi o título, mesmo com pandemia e com o treinamento curto, fui treinar com os melhores atletas de boxe do Brasil, e eles estão me ajudando e vendo um novo José Aldo. Mas posso dizer que estou bem próximo da aposentadoria. Estou dando tudo de mim, me esforçando em cada treinamento, e estamos em uma crescente muito grande. Eu sei que logo estaremos do outro lado, deixando o lugar para os mais novos.

Treinos para Merab Dvalishvili no UFC 278

O camp está ótimo. Fizemos alguns poucos ajustes que o Dedé achava que tinham que ser feitos. Estamos treinando principalmente a parte física, porque acreditamos que a luta será muito agarrada. Eu sempre falo que a melhor defesa sempre leva vantagem sobre o ataque. E esse é o meu ponto mais forte sobre o ponto forte dele. eu vejo essa luta sendo bem tranquila, porque o que ele vai propor a mim eu já estou acostumado a fazer há anos, e até de olhos fechados eu consigo desenvolver.

Quando a luta começa, todo mundo vem com uma estratégia, mas depois que passam dois minutos, você fica no seu natural, com o que você está acostumado. Não tem como você inventar alguma coisa. Vamos fazer aquilo para o que estamos programados. Quando eu começar a apertar, eu sei que ele vai procurar fazer o que ele saber fazer melhor, e é aí que eu vou me sair melhor ainda.

Agora a categoria deu uma mexida, e nós estamos chegando bem próximo do topo. Eu me via disputando o título, porque venho de três boas vitórias, e os fãs pediram para que eu fizesse essa disputa. Mas o UFC achou melhor colocar o TJ Dillashaw. Não tem problema nenhum. Eu venço o Merab agora e depois vou ser o campeão, sem dúvida. Isso é algo que eu conquistei. Voltei para a academia, vim passo a passo, vencendo luta após luta e crescendo a cada evento. Estamos indo para a quarta vitória agora, e não tem outro melhor ranqueado que eu para disputar o título.

Surpresa com Sterling campeão?

Não me surpreendeu. O Aljamain procurou uma luta mais agarrada contra o Petr Yan. Ele se preparou, teve tempo. Na primeira luta ele já vinha vencendo, mas caindo no fim dos rounds, e poderia ter dado Petr naquela luta. Mas na segunda eu sabia que ele faria uma luta mais estratégica, pisando mais em ovos. Eu sabia que ele venceria a luta. E o UFC também esperava por isso. Nas conversas de bastidores, tanto o Dillashaw como eu e o Aljamain teríamos grandes chances de vencer o Petr Yan.

Sterling x Dillashaw

Vejo um favoritismo muito grande para o Aljamain. O TJ está há muito tempo sem lutar, e sem substância nenhuma é um cara inofensivo. Ele tem uma boa movimentação, mas o joelho está todo arregaçado. Não é a mesma coisa que o TJ do passado. Respeito ele como o grande campeão que foi, mas hoje o Aljamain está no melhor momento da vida dele, está forte e é muito favorito para a vitória.

Luta contra o campeão

Eu não sabia se iria lutar com ele depois de ele conquistar o título, mas eu sabia que ele iria vencer a segunda luta contra o Petr Yan e que depois nós lutaríamos. Isso vai acontecer, e é também uma luta em que o melhor dele é o meu melhor. Lutei por anos e estou acostumado com o estilo dele. E é por isso que eu falo que eu serei o campeão. Já tenho tudo o que vai acontecer em mente e sei que vou vencer.

UFC 278
20 de agosto, em Salt Lake City (EUA)
CARD DO EVENTO (até o momento):
Peso-meio-médio: Kamaru Usman x Leon Edwards
Peso-galo: José Aldo x Merab Dvalishvili
Peso-médio: Paulo Borrachinha x Luke Rockhold
Peso-mosca: Amir Albazi x Francisco Figueiredo
Peso-pesado: Marcin Tybura x Alexandr Romanov
Peso-leve: Léo Santos x Jared Gordon
Peso-galo: Wu Yanan x Lucie Pudilova
Peso-meio-pesado: Tyson Pedro x Harry Hunsucker
Peso-mosca: Victor Altamirano x Daniel Miojo
Peso-galo: Aori Qileng x Jay Perrin
Peso-meio-médio: AJ Fletcher x Ange Loosa
Peso-pena: Sean Woodson x Luis Saldaña
Peso-mosca: Miranda Maverick x Shana Young

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte