Fale com a gente
Tic Tac

Agronegócio

Cultivo de azeitonas para produção de azeite cresce no Brasil

Em Minas Gerais, produtores estão ganhando até prêmios em concursos internacionais. E tem até oliveira que escuta música clássica

Publicado

em

|Foto: PixaBay|
Imobiliária Maurício Vazquez

O cultivo de azeitonas para a produção de azeite está crescendo no Brasil. Em Minas Gerais, mesmo em áreas pequenas, os agricultores estão investindo em tecnologia para garantir mais qualidade.

E alguns têm ganhado até prêmios em concursos internacionais.

Dr Guilherme Dentista

O município de Maria da Fé (MG) é pioneiro na produção de azeitonas no Sudeste do país. As primeiras mudas chegaram no município através de imigrantes portugueses em 1935.

Hoje, a região tem quase 200 produtores que, este ano, esperam produzir 100 mil litros de azeite, o que corresponde a um terço da produção do país. A maior parte vem da região Sul.

Apesar disso, a Serra da Mantiqueira tem se destacado pelo turismo gastronômico. O consumidor que quer provar um bom azeite tem ido até a região degustar a iguaria.

Clima ideal

O clima da Mantiqueira também é ideal para as oliveiras. Por ser uma árvore frutífera de clima temperado, elas precisam do frio para ter uma indução floral e produzir frutos.

Cada oliveira produz, em média, 20 quilos de azeitonas. A colheita é feita uma vez por ano entre final de janeiro e início de abril. E pode ser manual e mecanizada.

O transporte para o beneficiamento é feito no mesmo, pois a rapidez no processo de extração é um dos fatores que garantem a qualidade do azeite.

Além disso, para ser considerado extravirgem, o processo de extração do azeite precisa ser 100% físico, ou seja, sem uso de nenhum produto químico, com controle de temperatura, e o produto final ter baixa acidez.

Azeitona verde ou preta?

Qual você prefere? Independentemente de ser verde ou preta, o que muita gente não sabe é que não existe um pé de cada um deles. Os dois tipos vêm de um pé só.

A cor vai variando de acordo com a maturação do fruto, que começa verde e fica pretinho quando está bem maduro.

Oliveira que escuta música clássica

Já ouviu falar de árvore que escuta música clássica? É dessa forma que vivem as oliveiras cultivadas pela produtora Rosana Chiavassa.

Ela decidiu espalhar caixas de som entre os pés de azeitona, inicialmente como um tratamento para as plantas por estarem muito judiadas.

A experiência deu certo. Coincidência ou não, em 2020, a Rosana fez a colheita das azeitonas em março e, no final do ano, teve uma surpresa e conseguiu uma segunda safra.

O azeite dela ganhou ainda um concurso internacional de prêmio mais delicado.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte