Fale com a gente
D Marquez

Geral

Onça-pintada é vista próxima a área de embarque de atrativo no Parque Nacional do Iguaçu

Registro foi feito na tarde desta terça-feira (31), as margens do Rio Iguaçu, em Foz do Iguaçu no oeste do Paraná. Animal estava há poucos quilômetros das Cataratas do Iguaçu.

Publicado

em

Indira foi vista na margem brasileira do Parque Nacional do Iguaçu; ao perceber movimentação, animal saiu do local — Foto: Alan Fernando/Macuco Safari
lift training

A onça-pintada Indira, monitorada pelo projeto Onças do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, foi vista na tarde desta terça-feira (31) as margens do Rio Iguaçu.

Nas imagens, feitas por copilotos de embarcações do atrativo Macuco Safari, mostram a onça bem à vontade, deitada, aparentemente pegando sol na tarde desta terça-feira (31), que tem como previsão, não ultrapassar os 15 graus.

Müller Contabilidade

Ao perceber a movimentação, Indira levanta e sai do local. 

O local onde o animal foi visto, fica a aproximadamente dois quilômetros da área de embarque do Macuco Safari, atrativo do Parque Nacional do Iguaçu, que leva os vistantes para passeios próximos as quedas das Cataratas do Iguaçu.

Indira

A onça-pintada Indira é monitorada pelo projeto Onças do Iguaçu desde 2018, quando ainda era bebê. Em 2020, conforme o projeto, ela atingiu a maturidade sexual e foi registrada com o filhote dela, Aritana.

Em 2021, as duas onças-pintadas atacaram o recinto de flamingos no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu.

Segundo o Projeto Onças do Iguaçu, o carnívoro adulto ensinava o mais jovem a caçar, em um processo natural para este tipo de predador.

Em março deste ano, a onça que tem aproximadamente quatro anos, foi capturada e recebeu um colar de monitoramento para auxiliar no monitoramento da espécie no Parque Nacional do Iguaçu.

De acordo com a coordenadora executiva do projeto, Yara Barros, o monitoramento terá duração de um ano.

Yara comemorou a aparição da fêmea e contou que, pelas imagens, foi possível identificar que a fêmea está prenha. “Estamos super ansiosos pela chegada dos filhotes!”, disse.

A onça será monitorada hora a hora por meio de um colar aparelhado com GPS e transmissão por satélite, que foi colocado na onça.

Projeto Onças do Iguaçu

O Projeto Onças do Iguaçu é uma iniciativa do próprio Parque Nacional do Iguaçu, que tem como missão a conservação da onça-pintada, espécie-chave, segundo o projeto, para a manutenção da biodiversidade na região do Parque.

A cada dois anos, o projeto, em conjunto com o Proyecto Yaguaraté, da Argentina, divulga um senso realizado nos parques nos dois países com números sobre a quantidade de onças-pintadas nos dois locais. São cerca de 600 mil hectares de área monitorados pelos dois projetos.

O projeto conta com armadilhas fotográficas espalhadas pelo parque que permitem um acompanhamento das onças e o monitoramento de outras espécies da fauna.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte