Fale com a gente
Tic Tac

Geral

Ministério do Meio Ambiente inclui pintado em lista de peixes ameaçados de extinção

As regras que restringem pesca e comercialização dos bichos só comece a valer em 180 dias

Publicado

em

|Foto: Portal MS|
Martin Luther – Enem

Nesse ano de 2022 a redação do Portal Rondon tem registrado diversos casos de captura do peixe surubim pintado no Rio Paraná e no Lago de Itaipu, geralmente são peixes com mais de 40kg e os seus pescadores exibem orgulhosos o feito de capturar um exemplar desse gigante das nossas águas.

Ao passo que publicamos nas nossas redes sociais, muitas pessoas parabenizam os pescadores, já outros internautas questionam a captura do pintado, alegando que esses peixes são importantes matrizes para manter a espécie longe da ameaça de extinção.

Portal WhatsApp

Na última terça-feira (07), o Ministério do Meio Ambiente publicou a Portaria MMA nº 148, que atualizou a Portaria nº 445 de 2014 e incluiu o pintado na lista oficial das espécies de peixes e invertebrados aquáticos da fauna brasileira ameaçadas de extinção.  

O pintado aparece com seu nome científico Pseudoplatystoma corruscans como o 448º animal da lista de bichos em extinção no Brasil. Essa é a primeira vez que o animal consta na lista nacional, com 1.249 espécies.

A classificação para o animal é de ‘vulnerável’. Na lista do ministério há outras três classificações: ‘em perigo’, ‘criticamente em perigo’, ‘provavelmente extinta’.

O Governo Federal determina que nos casos das espécies que aparecem pela primeira vez na relação de animais em extinção, as regras que restringem pesca e comercialização dos bichos só comece a valer em 180 dias.

Governo de MS questiona

Secretário de Meio Ambiente e Turismo do Estado, Jaime Verruck afirma que o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) já questionou o Ministério do Meio Ambiente a respeito da inclusão do pintado na lista.

O Estado quer que o Governo Federal apresente um estudo científico que tenha baseado a atualização da lista nacional.

“Identificamos que o pintado não é uma espécie de extinção nos rios do Estado e por isso encaminhamos já um ofício ao Ministério para que nos envie os dados científicos mais conclusivos em relação a isso e que justifique o porquê da determinação”, afirmou o secretário.

Justificativa

De acordo com o MMA, a mudança de estratégia permitirá que a lista reflita resultados mais atuais, com menor diferença de tempo entre a avaliação do risco de extinção de uma espécie e sua aplicação nas Políticas Públicas de conservação da biodiversidade.

O Ministério ainda destaca que 75% das espécies que constam da lista já estão contempladas em Planos de Ação Nacionais para sua conservação (PAN) vigentes, demonstrando o esforço de planejamento e implementação de ações para a conservação das espécies ameaçadas de extinção, empreendido pelo ICMBio.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte