Fale com a gente
refran

Mundo

Filhote de mamute congelado há 30 mil anos é encontrado no Canadá

Bebê mumificado é o segundo encontrado em bom estado de conservação no mundo; o primeiro foi descoberto em 2007

Publicado

em

|Foto: Divulgação/Governo de Yukon|
Prefeitura Dengue Março 2024

O primeiro mamute congelado descoberto na América do Norte foi encontrado esta semana, por garimpeiros, no Canadá. O filhote mumificado, com idade estimada em mais de 30 mil anos, estava na região de Klondike, em Yukon. Este é o segundo espécime do animal extinto achado em ótimo estado de conservação no mundo.

Segundo informações do governo do estado, um mineiro encontrou o bebê congelado na lama com ajuda de uma escavadeira enquanto trabalhava, na terça-feira (21), em Eureka Creek, ao sul de Dawson City.

Portal Facebook

O novo animal descoberto seria do sexo feminino, e foi batizado de Nun cho ga, que significa “grande bebê animal” na língua Han, falada por povos nativos na área. Apesar de ter milênios, o mamute foi encontrado com pele e pelos conservados.

“O Yukon tem um registro fóssil de renome mundial de animais da era do gelo, mas restos mumificados com pele e cabelo raramente são desenterrados. Nun cho ga é o mamute mumificado mais completo encontrado na América do Norte”, diz o comunicado do governo de Yukan à imprensa.

De acordo com as autoridades, este é o segundo filhote da espécie inteiro encontrado no mundo. Outras descobertas semelhantes foram feitas no Alasca, onde um bebê mamute incompleto chamado Effie foi achado, em 1948.

O primeiro exemplar filhote bem conservado do animal foi descoberto na Sibéria, região da Rússia, em 2007. Ele tinha cerca de 42 mil anos.

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte