Fale com a gente
Sicredi

Geral

Agência Espacial Brasileira confirma que pedaço de metal encontrado no Paraná é lixo espacial

Confirmação foi feita por técnicos após análise do item; objeto foi encontrado em março deste ano. Pesquisadores dizem ser possível que lixo espacial seja parte de foguete da Space X

Publicado

em

Peças de metal encontradas em propriedade rural |Foto: Portal RDX/Reprodução|
Providência

A Agência Espacial Brasileira (AEB) confirmou que a peça metálica encontrada em São Mateus do Sul, nos Campos Gerais do Paraná, é lixo espacial. O objeto foi localizado em março deste ano e, segundo pesquisadores, pode ser ser parte do foguete Falcon 9 da SpaceX, do bilionário Elon Musk.

A confirmação foi feita na terça-feira (31) em um relatório elaborado por técnicos após a análise do item.

Portal Facebook

Conforme protocolo, após a identificação, a agência comunica as autoridades brasileiras responsáveis pela comunicação às autoridades do país do responsável pelo lixo espacial. O procedimento ocorre para que o objeto tenha a destinação correta de resgate e armazenamento.

Até a publicação desta reportagem, a AEB não havia informado a qual empresa pertencia o objeto tampouco o país de origem da companhia.

Entenda, abaixo, como é identificado o país-lançador.

Por ora, a peça permanece no local onde foi encontrado, em uma propriedade na área rural do município paranaense, informou a nota.

Identificação do país de origem

De acordo com a Agência Espacial Brasileira, a Organização das Nações Unidas (ONU) tem o registro de todos os objetos espaciais. No Brasil, esse registro fica sob responsabilidade da AEB.

Além disso, um decreto de 1973 promulgou o Acordo sobre Salvamento de Astronautas e Restituição de Astronautas e de Objetos Lançados ao Espaço Cósmico.

Em um dos artigos, fica determinado que em caso de identificação de um artefato espacial que tenha retornado à Terra em território brasileiro, ele deve ser restituído ao país responsável pelo lançamento.

Veja fotos do objeto

Peça foi analisada nesta sexta-feira (18) — Foto: Portal RDX/Reprodução
Peça foi analisada nesta sexta-feira (18) — Foto: Portal RDX/Reprodução

De acordo com a empresária Joseane Maria Franco Portes, o objeto foi encontrado por acaso, quando o marido dela, João Ricardo Pacheco Porte, verificava as cercas da propriedade.

“Ele encontrou a peça e disse ‘Jô, achei um negócio no meio do mato, venha ver’. Aí eu fui e levei o celular. Mas não tive coragem de encostar”.

No vídeo, Joseane narra a presença do objeto no terreno. Ela diz que a peça, inclusive, quebrou galhos de árvores durante a queda.

A empresária explicou que o objeto caiu em um terreno ao lado do que ela e o marido moram. Mas apesar de terem encontrado a peça nesta quarta, ela e o marido acham que a queda aconteceu na semana passada.

“Eu ouvi um barulhão, umas 5h. Eu pensei que alguma coisa tinha explodido aqui perto, mas fui lá fora e não vi nada. Como o terreno é grande e trabalhamos com eventos, não é sempre que andamos por tudo, aí não achamos antes”.

Peças de metal encontradas em propriedade rural — Foto: Portal RDX/Reprodução
Peças de metal encontradas em propriedade rural — Foto: Portal RDX/Reprodução
Peças de metal encontradas em propriedade rural — Foto: Portal RDX/Reprodução

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte