Fale com a gente
Gramado Presentes

Saúde

Toledo confirma o primeiro óbito por dengue em 2022

Uma idosa de 79 anos é a primeira vítima da dengue em Toledo no ano epidemiológico vigente, iniciado em agosto do ano passado.

Publicado

em

Academia Meu Espaço

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município de Toledo, divulgou na tarde desta quarta-feira (11), um nota de pesar onde confirma o primeiro óbito por dengue em Toledo no ano epidemiológico vigente, iniciado em agosto do ano passado.

Trata-se de uma paciente do sexo feminino de 79 anos cujos primeiros sintomas apareceram em 18 de abril, sendo atendida na rede suplementar de saúde no dia 20, evoluindo para piora do quadro clínico e internação em leito de unidade terapia intensiva (UTI) no dia 26 e vindo a óbito em 1º de maio. 

Dr. Pedro Wild

A idosa de 79 anos está entre os 1.272 casos da doença já registrados no município de Toledo neste período (1.251 autóctones e 21 importados), um crescimento de 55,69% em relação à semana passada. Este número pode ficar ainda maior, pois havia, até esta quarta-feira (11), 647 pessoas que aguardavam o resultado do teste. Somando os 432 exames em que a presença da doença foi descartada, 2.351 pessoas com sintomas da doença (manchas avermelhadas na pele, dor abdominal, febre, dor no corpo, cansaço, entre outros) procuraram os serviços de saúde no atual ano epidemiológico. 

No ranking das comunidades com o maior número de pessoas que testaram positivo para a doença causada pelo Aedes aegypti, as dez primeiras posições ficaram com o bairro Panorama (156), Centro (151), Coopagro (98), Boa Esperança (97), Paulista (96), Gisela (93), Pancera (83), Novo Sarandi e Pioneira (77, cada) e Industrial (68).  Em quantidade de criadouros do mosquito encontrados em imóveis no período entre 4 e 10 de maio, chama a atenção o número de criadouros encontrados na Vila Paulista , foram 230, a comunidade recebeu no último sábado (07) as ações do Ecoponto Itinerante, e nos distritos de Novo Sarandi e Vila Nova foram encontrados 200 e 150 criadouros respectivamente.

A SMS, por meio do setor de Controle e Combate às Endemias, orienta a população a redobrar as ações de combate e prevenção ao Aedes aegypti, impedindo que o mosquito se reproduza em locais onde a água pode acumular, tais como vasos, pneus, garrafas, calhas, plantas, entre outros lugares. A Secretaria de Saúde também recomenda às pessoas que apresentarem sintomas de dengue a procurarem imediatamente atendimento médico, evitando os quadros mais graves da doença, bem como facilitar o acesso dos agentes de combate a endemias (ACEs) quando forem fazer vistorias nos imóveis.

refran
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte