Fale com a gente
refran

Mundo

Rússia irá interromper fluxo de gás à Finlândia no sábado, diz Helsinque

Moscou adotou a mesma medida contra Polônia e Bulgária após recusa dos países em pagar pela energia em rublos

Publicado

em

Tubos da empresa Gasum em Raikkola, na Finlândia Foto: Vesa Moilanen / Lehtikuva / AFP / 12-5-2022
Gramado Presentes

A gigante de energia russa Gazprom informou a Finlândia que vai interromper os fluxos de gás natural a partir da manhã de sábado, disse a empresa estatal de energia finlandesa Gasum nesta sexta-feira, dois dias depois de a Finlândia apresentar com a Suécia sua candidatura à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). No mês passado, a Rússia cortou o fornecimento de gás à Polônia e à Bulgária.

O corte de gás para a Finlândia se seguirá à suspensão no fornecimento de eletricidade, em 14 de maio, algo visto como retaliação ao plano finlandês de entrar na aliança militar liderada pelos EUA.

Ótica da Visão

A decisão de Helsinque e Estocolmo de abandonar a neutralidade militar mantida durante a Guerra Fria constitui uma das maiores mudanças na segurança europeia em décadas.

Assim como no caso polonês e búlgaro, a estatal finlandesa se recusou a pagar à Gazprom em rublos, como a Rússia solicitou aos países europeus em uma tentativa de fortalecer sua moeda após sofrer diversas sanções dos países ocidentais após a invasão da Ucrânia.

“É altamente lamentável que o fornecimento de gás natural sob nosso contrato de fornecimento agora seja interrompido”, disse o CEO da Gasum, Mika Wiljanen, em comunicado. “No entanto, vínhamos nos preparando cuidadosamente para essa situação e, desde que não haja interrupções na rede de transporte de gás, poderemos fornecer gás a todos os nossos clientes nos próximos meses.”

A Gasum disse que continuará fornecendo gás para clientes finlandeses a partir de outras fontes através do gasoduto Balticconnector que liga a Finlândia à Estônia. A empresa já havia alertado na quarta-feira que a Rússia poderia cortar o fornecimento do produto devido ao conflito sobre pagamentos em rublos.

A maior parte do gás usado na Finlândia vem da Rússia, mas o gás representa apenas cerca de 5% do seu consumo anual de energia.

Procurada, a Gazprom ainda não respondeu a um pedido de comentário.

Mais cedo nesta sexta-feira, antes do anúncio da Gasum, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que Moscou não tinha informações detalhadas sobre os contratos de fornecimento da Gazprom, mas pontuou: “Obviamente nada será fornecido a ninguém de graça”.

Conversa entre Turquia e Finlândia

Ainda nesta sexta, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, afirmou que conversará com uma autoridade não especificada da Finlândia no sábado, apesar de ainda manter sua oposição em relação ao ingresso do país nórdico à Otan.

Erdogan disse que discutiu o assunto com o primeiro-ministro holandês nesta sexta e que também conversaria com uma autoridade do Reino Unido no sábado, além de Jens Stoltenberg, o secretário-geral da aliança militar.

— É claro que continuaremos todas essas discussões para não interromper a diplomacia — disse Erdogan a repórteres.

Suécia e Finlândia enfrentam objeções da Turquia para ter sua candidatura aprovada na Otan. Ancara alega que as duas nações nórdicas apoiam militantes curdos que considera terroristas.

Anteriormente, Erdogan dissera que as delegações sueca e finlandesa não deveriam nem se incomodar em ir a Ancara para convencê-lo a aprovar suas propostas à Otan e que os “terroristas” teriam que ser devolvidos à Turquia antes que a aprovação fosse dada.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte