Fale com a gente
Gramado Presentes

Saúde

Ministério da Saúde investiga 28 casos suspeitos de hepatite aguda grave

Registros de suspeita da doença estão no Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo

Publicado

em

Teste diagnóstico para hepatite viral. Getty Images/Westend61
Gramado Presentes

O Ministério da Saúde monitora 28 no Brasil casos suspeitos de hepatite aguda grave, oito a mais que nas últimas 24 horas, com base em levantamento da Agência CNN. Os registros de suspeita da doença estão no Espírito Santo (dois), Minas Gerais (quatro), Pernambuco (dois), Paraná (três), Rio de Janeiro (sete), Santa Catarina (dois) e São Paulo (oito).

O ministério investiga os casos para assegurar se tratam-se realmente de hepatite aguda. Os Centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e a Rede Nacional de Vigilância Hospitalar (Renaveh) monitoram qualquer alteração do perfil epidemiológico e os casos suspeitos da doença.

Ótica da Visão

A pasta orienta aos profissionais de saúde que suspeitas sejam notificadas imediatamente, informou o Ministério da Saúde.

Hepatite infantil aguda

No dia 15 de abril, a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um alerta sobre casos de hepatite aguda grave de origem desconhecida em crianças no Reino Unido.

Desde então, tem havido relatórios adicionais de casos contínuos por conta de notificações em outros países como Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Espanha e Estados Unidos da América.

A hepatite é uma doença inflamatória que acomete o fígado.

Existem cinco cepas principais do vírus da hepatite, referidas como tipos A, B, C, D e E. Embora todas causem doenças do fígado, elas diferem de maneiras importantes, incluindo modos de transmissão, gravidade da doença, distribuição geográfica e prevenção métodos.

Em grande parte dos casos, as hepatites virais são doenças silenciosas que não apresentam sintomas ao longo dos anos. Geralmente, a doença já está em estágio mais avançado quando os sinais aparecem.

Os mais comuns são febre, fraqueza, dor abdominal, enjoo, náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura, olhos e pele amarelados (icterícia) e fezes esbranquiçadas.

D Marquez
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte