Fale com a gente
Clube Náutico

Geral

Idoso convida diretor do Saae para tomar banho com ele na praia de Porto Mendes em protesto contra falta de água [vídeo]

Diretor-executivo do Saae explica o que aconteceu

Publicado

em

FOTO: Reprodução/ Facebook
Rui Barbosa

No final de semana, um idoso, morador do distrito de Porto Mendes, em Marechal Cândido Rondon, publicou um vídeo nas suas redes sociais tomando banho no Lago de Itaipu, na praia artificial.

Ele reclama da falta de água com a qual os moradores do distrito vem sofrendo. No vídeo, feito em forma de protesto, o idoso de 67 anos diz que a comunidade já estava sem água há três dias. E ainda provoca o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) convidando-o para tomar banho lá na praia junto com ele. Veja:

Academia Meu Espaço

Diante da situação, o Portal Rondon entrou em contato com o diretor-executivo do Saae, Vitor Giacobbo, para entender as causas do problema e levar aos moradores de Porto Mendes a explicação do Saae sobre a interrupção no fornecimento de água.

Vitor Giacobbo disse que, com o temporal que atingiu o Paraná, e especialmente a região Oeste, na sexta-feira (22), uma árvore caiu em cima da rede elétrica que chega até o poço responsável pelo abastecimento de água em Porto Mendes. Então, a vila e o poço ficaram sem energia elétrica. À noite, a Copel conseguiu reestabelecer a energia na vila, porém, não foi possível resolver o problema do poço naquele momento. Às 23h de sexta-feira foi aberto um protocolo sobre a situação por um seletista da Copel.

Em razão da grande demanda de trabalho que a Copel teve durante o sábado nos municípios atingidos pelo temporal, a Copel só conseguiu resolver o problema do poço de Porto Mendes 24 horas depois, devolvendo o abastecimento de água aos moradores daquela comunidade por volta das 19 horas. Antes disso, porém, no sábado de tarde, conforme Vitor Giacobbo, o Saae havia levado um gerador portátil de pequeno porte para Porto Mendes, que não foi suficiente para abastecer toda a comunidade, mas ajudou no abastecimento de algumas residências.

Provavelmente, com o retorno da energia, houve uma sobrecarga no poço e o relé térmico, que é uma chave especial para evitar a queima das bombas desarmou, deixando a população de Porto Mendes novamente sem água.

Às 9 horas do domingo (24), o problema foi resolvido, mas até que toda a comunidade recebeu a água, levaram algumas horas, afinal todas as caixas estavam vazias. Mesmo assim, como explica o diretor do Saae, Porto Mendes ficou um dia e meio sem energia elétrica e sem água, por consequência. “Penso que foi um exagero da pessoa. Ele nem sabe contar, de sexta-feira até domingo de manhã só dá um dia e meio e não três dias”.

Quanto ao vídeo, Vitor Giacobbo disse que, no Saae, a equipe sempre aceita as críticas construtivas, sem nenhum problema, pois, elas ajudam a resolver as demandas da sociedade. Porém, vídeos como este não contribuem em nada para situações como ocorreram lá. “Espero que esse cidadão possa se colocar no devido lugar, respeitar as pessoas e não ficar criando mensagens para aparecer como se fosse o salvador da Pátria”, desabafou Giacobbo.

O diretor-executivo da autarquia ainda respondeu ao comentário sobre o convite que o idoso faz no vídeo.

“Eu tenho 66 anos, quase a idade daquela pessoa, mas não preciso tomar banho na praia porque na minha casa tenho caixa d’água. As boas práticas dizem que cada residência deve ter uma caixa d’água de pelo menos 500 litros, isso daria para suprir a residência por pelo menos 24 horas. Quando falta água na cidade, também falta na minha casa, mas como tenho a caixa d’água, não sinto essa falta por pelo menos 24 horas”.

Giacobbo reforça que o Saae tem equipes plantonistas que são enviadas a qualquer horário para tentar solucionar problemas de abastecimento e neste caso não foi diferente. “Enviamos equipes para Porto Mendes pelo menos umas três vezes nesse período para solucionar o caso adequadamente. No entanto, nós dependemos também de que a Copel fizesse um trabalho e, como nós todos sabemos, na nossa região teve um incidente muito grande e a maior parte da equipe da Copel estava em Maripá e outros lugares”, o que atrasou o reabastecimento de energia e água em Porto Mendes.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte