Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Saúde

Detran-PR estabelece regras quanto à liberação do uso de máscaras em suas unidades

É importante que nas Ciretrans, seja observado o decreto municipal

Publicado

em

FOTO: José Fernando Ogura/AENPR
Gramado Presentes

A nível de estado o uso das máscaras está liberado, mas é importante que cada Ciretran siga as orientações do seu município.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) orienta seus servidores e colaboradores quanto à liberação do uso de máscaras em ambientes internos, de acordo com o novo decreto (10.596/2022) emitido pelo Governo do Estado, e a resolução 243/2022 emitida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Funerária Alemão

A nível estadual, o uso de máscaras fica dispensado em espaços (ou ambientes) públicos e privados, abertos ou fechados. No entanto, é importante que nas Ciretrans, seja observado o decreto municipal para que sejam definidas as regras do uso ou não da máscara facial.

De acordo com a Sesa, permanece indispensável o uso de máscaras para casos confirmados ou suspeitos com Covid-19, para professores e demais funcionários de creches e pré-escolas de programas de educação infantil que atendem muitas crianças que ainda não são elegíveis para vacinação; não vacinados contra a Covid-19 ou com o esquema vacinal incompleto; em residências quando houver pessoas com suspeita ou confirmação da Covid; para pessoas vulneráveis à doença, como idosos, gestantes, puérperas ou com comorbidades; acesso ao transporte público (pontos e terminais de embarque e desembarque de pessoas), e durante o deslocamento; pessoas imunossuprimidas; agentes comunitários de saúde e de endemias nas visitas domiciliares; acesso e atendimento em instituições hospitalares e demais unidades de saúde e de assistência social por funcionários, pacientes e visitantes e Instituições de longa permanência para Idosos (ILPI) por funcionários e visitantes.

O Detran-PR também orienta que nas clínicas médicas credenciadas pelo órgão e na área da Junta Médica e Psicológica, o uso de máscaras permaneça obrigatório.

A secretaria da saúde orienta ainda que a utilização de máscaras não está proibida, e, aqueles que quiserem podem continuar utilizando. O Detran também reforça a todos os servidores e colaboradores, que aqueles que tiverem alguma dúvida se devem ou não continuar usando a máscara ou quanto à sua contaminação ou de pessoas próximas, que se conscientizem utilizando a máscara nos ambientes internos do órgão a fim de combatermos mais rapidamente esta doença. Além disso, as medidas de prevenção como higienização das mãos e uso do álcool em gel devem ser mantidas, para evitar a contaminação pela Covid-19.

Tic Tac
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte