Fale com a gente
Gramado Presentes

Esporte

AACC estreia dia 16 no Campeonato de Futsal Série Ouro feminino

Na 1ª fase, as nove equipes irão se enfrentar em turno único

Publicado

em

Erica e Ita, destaques da AACC e Cantagalo na Prata 2021, vão duelar novamente, agora na elite estadual | FOTO: Gustavo da Cunha
lift training

Foi realizado no último sábado (26), em Cascavel, casa do atual campeão Stein Futsal, o congresso técnico da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal Feminino, que terá em 2022 nove equipes na disputa do título estadual, um a mais em relação ao ano passado.

Dentre as novidades, estão os três primeiros colocados na Série Prata 2022: AACC Copagril/ Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, ASEC/ Cantagalo e Operário Laranjeiras. Além deles e do Stein Cascavel, disputarão o título a Unifateb/ Telêmaco Borba, Unidep/ Pato Futsal, Londrina Futsal, Baterias Júpiter/ Cianorte e AFMM/ Maringá.

Family Pets

Na 1ª fase, as nove equipes irão se enfrentar em turno único. Os oito primeiros avançam, quando serão formados dois grupos de quatro times, que jogarão novamente em turno único. O primeiro lugar de cada chave avança à semifinal, enquanto os segundos e terceiros colocados se enfrentam em formato mata-mata para definir mais dois semifinalistas. O time de pior campanha na 1ª fase será rebaixado para a Série Prata em 2023.

Até o momento, a Federação Paranaense divulgou apenas os duelos da 1ª rodada. No dia 16 de abril, a AACC Copagril recebe Londrina, às 19h, no Ginásio Ney Braga.

FÓRMULA DA COMPETIÇÃO x DIFICULDADES

Segundo o técnico da AACC Copagril, Jean Model, a definição pela formula foi unânime.

“Todos os clubes concordaram fazer dessa forma devido às datas disponíveis no calendário. Como tem muitas competições para algumas equipes, não tinha condições de fazer turno e retorno. Temos quatro equipes que jogam a Liga Nacional, duas que jogam a Copa do Brasil e outra que jogará a Taça Brasil sub-20, então de acordo com o calendário disponível só dá pra fazer um turno nessa primeira fase”, explica Jean.

Enquanto ainda trabalha na montagem do elenco, faltando apenas duas semanas para a estreia oficial na temporada, Jean se mostra ciente das dificuldades que o time rondonense terá pela frente, e reconhece que o objetivo é permanecer na elite estadual em 2023.

“Temos que aceitar a situação e dentro da nossa realidade fazer o possível para se manter na Série Ouro. Nosso primeiro objetivo é não ser rebaixado. Sabemos da dificuldade, vamos enfrentar grandes nomes, inclusive quatro estão na Liga Nacional e com certeza são as favoritas. Depois vêm outras equipes de renome, Pato Branco e Maringá, que também têm bons projetos. As três equipes oriundas da Prata vão enfrentar grandes dificuldades. Estamos com um investimento baixo, ainda estamos estruturando nosso projeto, porque até ano passado não existia uma equipe profissional. Isso gera tempo, correria para conseguir parceiros. Além disso, a cidade não é tão grande e temos várias equipes em todas as modalidades, por isso temos encontrado dificuldade em agregar novos parceiros, mas temos que lidar com tudo isso e trabalhar com o que temos, e quem sabe conseguir esse objetivo, que é se manter na elite do futsal paranaense”, relata.

COPA UNIÃO PARANÁ

Com quatro equipes na disputa da Liga Nacional (Stein Cascavel, Telêmaco Borba, Cianorte e Londrina) foi apresentada durante o congresso a ideia de criar a Copa União Paraná Feminina, que seria disputada por cinco equipes da Série Ouro que não participam da Liga (AACC, Pato, Maringá, Cantagalo e Operário), e outras três equipes da Série Prata, a serem confirmadas.

O objetivo é preencher o calendário de maneira igualitária para todos os participantes. Definições sobre a nova competição devem ser divulgadas pela FPFS nas próximas semanas.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte