Fale com a gente
acimacar amor sempre presente

Mundo

Motorista joga carro contra multidão e mata seis pessoas na Bélgica

Autoridades afirmaram que, em uma investigação preliminar, não parecia se tratar de um ataque terrorista. Dez pessoas ficaram gravemente feridas

Publicado

em

Entre 150 e 200 pessoas estavam reunidas se preparando para um desfile tradicional na região com fantasias e tambores. — Foto: Johanna Geron, Reuters
Providência

Seis pessoas morreram e outras 26 ficaram feridas depois de um carro em alta velocidade atingir uma multidão reunida para uma festa de carnaval na cidade de Strépy-Bracquegnies, no sul da Bélgica, na manhã deste domingo (20). O incidente aconteceu por volta das 5h00 (1h00 de Brasília).

“No estado atual da investigação, sabemos que um veículo atropelou um grupo (…) e lamentamos seis mortes, 26 feridos”, incluindo “dez pessoas cujas vidas estão atualmente em perigo”, declarou Damien Verheyen, procurador-adjunto do rei, durante uma coletiva de imprensa. As autoridades afirmaram ainda que, em uma investigação preliminar, não parecia se tratar de um ataque terrorista. “Não temos elementos para acreditar que o ataque possa ter tido uma motivação terrorista”, disse Verheyen.

Dr Rodrigo Dentista

De acordo com Jacques Gobert, prefeito da cidade vizinha de La Louvière, entre 150 e 200 pessoas estavam reunidas se preparando para um desfile tradicional na região com fantasias e tambores. “Um carro em alta velocidade avançou no grupo de pessoas e o motorista fugiu”, disse Gobert. Mais tarde, as duas pessoas que estavam no carro foram detidas.

“Notícias horríveis de Strépy-Bracquegnies”, lamentou no Twitter o primeiro-ministro belga, Alexander De Croo. “Uma comunidade que estava se reunindo para festejar foi atingida em cheio no coração”.

“Meus pensamentos vão para as vítimas e seus entes queridos. Todo o meu apoio também vai para os serviços de emergência por sua ajuda e assistência prestada”, acrescentou De Croo, que deve visitar a localidade durante o dia, acompanhado pelo rei Philippe.

“Eu estava andando pelo lado”, disse uma testemunha, Théo, na televisão pública belga RTBF. “Eu me virei e vi um carro avançando”. “Ele chegou muito rápido e não freou”, continuou o jovem. “Havia muita gente no chão”.

Ataques na Alemanha

Imediações da praça Breitscheid, em Berlim, onde aconteceu o ataque na noite desta segunda-feira (12) — Foto: Fabrizio Bensch/Reuters

Na vizinha Alemanha, em 24 de fevereiro de 2020 em Volkmarsen (oeste), um homem dirigiu seu veículo propositalmente contra a multidão durante um desfile de carnaval, ferindo cerca de 90 pessoas, incluindo crianças. Ele foi condenado em dezembro passado à prisão perpétua.

A Alemanha foi atingida pelo ataque jihadista mais mortífero em seu solo em 19 de dezembro de 2016, quando um motorista dirigindo um caminhão matou 12 pessoas e feriu dezenas em um mercado de Natal em Berlim.

O país sofreu vários ataques semelhantes desde então, como em dezembro de 2020, quando um alemão matou cinco pessoas, incluindo um bebê, ao dirigir seu carro por uma rua de pedestres na cidade de Trier (sudoeste da Alemanha).

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte