Fale com a gente
Tic Tac

Geral

“Cidadã Honorária”: Leide Mari, primeira pastora do município, será homenageada

Ela chegou em Marechal Cândido Rondon em 1996

Publicado

em

|Foto: Divulgação|
Gramado Presentes

Por unanimidade, a Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon aprovou nesta semana a concessão de título de “Cidadã Honorária” à pastora Leide Mari Santos Leandro Vorpagel. O autor da homenagem é o vereador Vanderlei Sauer (Soldado Sauer).

Mais conhecida como pastora Leide Mari, ela é natural de Curitiba (PR), onde nasceu em 30 de agosto de 1961. É filha de Waldomiro Rocha Leandro e Aurora Santos Leandro, já falecidos, e casada com o rondonense Vilmar Vorpagel.

Family Pets

Formada em Administração pela Universidade Federal do Paraná em 1989, ela diz que o chamado para a vocação pastoral ocorreu ainda na infância, quando seu irmão mais velho e líder da escola bíblica a colocou como professora de crianças.

Veio para o Oeste do Paraná a convite do irmão, que já estava em Toledo, e foi líder missionária regional, onde permaneceu por dois anos.

Em Marechal Cândido Rondon, chegou em janeiro de 1996, quando assumiu a Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular.

No seu culto de posse havia três mulheres e uma criança. Sentiu-se um pouco deslocada por ser a primeira pastora a atuar na cidade, mas entendeu a situação como um desafio e com o passar do tempo outras famílias aderiram ao ministério.

No ano seguinte, fundou a Segunda Igreja do Evangelho Quadrangular, inicialmente no centro da cidade, e hoje localizada no bairro Ana Paula em sede própria.

Leide Mari foi presidente do Conselho de Pastores de Marechal Cândido Rondon, oportunidade em que participou da abertura de duas Casas de Recuperação para pessoas viciadas em drogas.

Com o apoio da Municipalidade, ajudou a promover o primeiro show gospel ExpoRondon, com participação recorde de público e com destinação de alimentos arrecadados para entidades sociais do município.

Ainda participou de campanha para doação de sangue realizada pela Igreja a nível estadual, quando trouxe ao município o ônibus do Hemocentro de Toledo.

Também realizou diversas palestras e promove assistência psicológica e religiosa.

Conforme o vereador Soldado Sauer, a comunidade da Igreja passou por momentos difíceis quando da ocorrência do tornado em 2015, que derrubou todas as paredes do templo.

“Mas, este momento de dificuldade foi superado com perseverança e trabalho. Com a ajuda dos fiéis capitaneados pela pastora Leide Mari, hoje a Igreja encontra-se em plena atividade, foi reconstruída, e a comunidade segue ainda mais forte, pregando a Palavra de Deus e ajudando o próximo”, conclui o autor da homenagem.

A data da entrega do diploma de “Cidadã Honorária” ainda será definida pelo Poder Legislativo.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte