Fale com a gente
refran

Mundo

África do Sul deixa de exigir testes de covid-19 de viajantes vacinados

A medida foi anunciada pelo presidente Cyril Ramaphosa junto a uma série de outras flexibilizações

Publicado

em

Vista da Table Mountain e Lion's Head, na Cidade do Cabo | Imagem: Vicki Jauron, Babylon and Beyond/Getty Images
Velho Oeste

A África do Sul liberou, desde quarta-feira (23), viajantes totalmente vacinados contra a covid-19 que desejem visitar seu território da necessidade de apresentar um resultado negativo em um teste para a doença antes de embarcar.

A medida foi anunciada pelo presidente Cyril Ramaphosa junto a uma série de outras flexibilizações a respeito da circulação de cidadãos locais e estrangeiros no país. “Estamos em um momento que é um divisor de águas. Prontos para entrar em uma nova fase na nossa gestão da pandemia”, comemorou o chefe de Estado.

Dr Rodrigo Dentista

Já os vacinados devem seguir apresentando um exame do tipo PCR negativo para a covid-19 realizado até 72 horas antes da viagem. Ramaphosa ainda salientou que o país oferece vacinas a todos os turistas não imunizados.

No entanto, a África do Sul ainda luta para imunizar satisfatoriamente sua população mais jovem: apenas 35% de cidadãos sul-africanos entre 18 e 35 anos receberam a proteção; este índice é de mais de 68% entre os maiores de 60 anos.

Máscaras continuam sendo exigidas em locais públicos fechados, como é o caso de aeroportos, restaurantes ou transporte público. Ainda é obrigatório manter distanciamento social mínimo de um metro entre pessoas que não viajam juntas.

Locais de eventos e outros espaços fechados podem funcionar com até 50% de capacidade caso sejam exigidos comprovante de vacinação ou teste negativo dos frequentadores. Do contrário, há um teto de 1.000 pessoas em locações fechadas e 2.000 em abertas.

As autoridades sanitárias sul-africanas reconhecem todas as vacinas aplicadas no Brasil — Pfizer, AstraZeneca/Covishield, Janssen e CoronaVac — além do imunizante da Sinopharm.

Clube Náutico
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte