Fale com a gente
Tic Tac

Geral

Acimacar promove curso “Oratória: comunicação assertiva e envolvente”

Evento acontece entre os dias 14 e 17 de março

Publicado

em

FOTO: Reprodução/Internet
Rui Barbosa

Demonstrar técnicas apresentar-se em público de forma assertiva e envolvente, com uma comunicação clara e assertiva. Este é o objetivo do curso “Oratória: comunicação assertiva e envolvente”, promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar).

O evento acontece entre os dias 14 e 17 de março, das 19 às 23 horas, no Auditório Dirceu da Cruz Vianna, e será comandado pelo facilitador João Carlos Klein.

Portal Facebook

O curso é uma realização da Acimacar e Ponto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae. O investimento é de R$180 para associados e estudantes e R $250 para não sócios. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (45) 3284-5707 e as inscrições podem ser realizadas pelo site www.acimacar.com.br/cursos.

Objetivos

Conforme Klein, a experiência acumulada pela sociedade nesses dois anos de pandemia nos orientam para uma olhar mais focado sobre a comunicação. Alguns modelos de interação comunicativa validados e rotineiramente utilizados até o início do ano 2020 tiveram que ser repensados e reconstruídos para dar conta da nova realidade proposta pela necessidade de afastamento social imperativo pela causa sanitária.

“Mas nem tudo mudou. No campo da comunicação humana, continuam valendo muitos conceitos já sedimentados pela filosofia da linguagem e pela linguística, em seus diversos campos. Porém, a adaptação é necessária. Estamos vivendo tempos de profundas mudanças nas relações. Somos sobreviventes de uma nova realidade que exige novas habilidades”, salienta.

Por considerar que comunicar-se bem requer conhecimento e experiência, que podem ser desenvolvidos a partir da apropriação de ferramentas técnicas, práticas e conceituais, Klein pontua que, no curso, os participantes serão envolvidos em exercícios de autoconhecimento, promovendo o controle da ansiedade e domínio da timidez, compreendendo as ferramentas de comunicação verbal que possibilitam a expressão com clareza e assertividade.

“A partir de uma abordagem teórica e prática, os participantes desenvolverão a postura corporal coerente, gesticulação adequada, uso de recursos técnicos, entre outros métodos importantes para ser um ótimo comunicador a fim de transmitir a mensagem desejada de forma clara, assertiva e envolvente”, garante ele.

Entre os objetivos do curso, estão desenvolver, aplicar e valorizar a comunicação verbal e não verbal através de técnicas e exercícios de oratória, identificar a importância da comunicação telepática no cotidiano, reconhecer os atributos do bom comunicador, potencializados por meio da correta aplicação da voz, postura, gesticulação para a comunicação eficiente, trabalhar o autoconhecimento como ferramenta de gestão das próprias iniciativas e controle da ansiedade, fortalecendo a autoestima e a liberdade para a exposição em público, bem como entender a importância das redes sociais como ferramenta de negócios e de oportunidades.

Conteúdo programático

·       Autoavaliação: como está meu potencial comunicativo?;

·       Eu sei me apresentar? Comunicação e marketing pessoal;

·       Gestão emocional e controle da ansiedade. Decifrando o medo e suas implicações no ato de comunicação em público;

·       Comunicação verbal: vocabulário, encadeamento, progressão, coerência e objetividade, princípios da textualidade;

·       Comunicação não verbal: tom de voz, expressão corporal, gesticulação e expressão facial; linguagem do corpo;

·       Princípios da comunicação telepática – mensagens que comunicamos sem querer, sem saber e sem controle;

·       A linguagem dos arquétipos;

·       Leitura com expressividade e improviso;

·       Os três eixos de um discurso inesquecível: interessante, meio inteligente e final impactante – o que dizer em cada eixo? Como contextualizar, contar história, apresentar gráficos, dados, vídeos e fechar com chave de ouro?;

·       Uso adequado de recursos técnicos: microfone, tribuna, audiovisuais em eventos presenciais;

·       Redes sociais: um campo de oportunidades;

·       Bibliografia e leituras complementares indicadas.

Sobre João Carlos Klein

Graduado em Letras – Português pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), João Carlos Klein é especialista em Língua Portuguesa com ênfase em Análise de Discurso, pós-graduado em Teologia para Leigos (Famipar) e Orientação Parapsicológica Institucional e Social (Ipappi), além de contar com aperfeiçoamento em Orientação Parapsicológica Pessoal (Ipappi). Foi professor do curso de Letras das Unioeste e é professor de Oratória e revisor de textos desde 2009, com trabalho reconhecido em diversos municípios da região Oeste do Paraná.

Sobre a Acimacar

Com dois mil empresários e produtores rurais associados, a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) atua há 53 anos na defesa dos interesses da classe empresarial rondonense. Presidida pela farmacêutica Carla Rieger Bregoli, também é reconhecida pela sua liderança nas causas regionais e estaduais, além da participação em diversas demandas da comunidade. Saiba mais: www.acimacar.com.br.

Sicredi
Continue Lendo

Doce Arte
Doce Arte